A diretoria de competições da CBF divulgou a tabela detalhada da primeira fase da Copa do Nordeste de 2016. O Bahia, vice-campeão da competição deste ano, caiu no Grupo C junto com Juazeirense, Confiança de Sergipe e Santa Cruz. E é justamente contra o time pernambucano que o Tricolor vai estrear na competição no dia 14 de fevereiro, no estádio do Arruda, em Recife.
O clássico nordestino vai marcar o reencontro de tricolores que, durante a Série B do Campeonato Brasileiro, brigaram por uma vaga na 1ª Divisão. Melhor para o Santa que conquistou 6 pontos sobre o Bahia que ajudaram na subida do time para a elite do futebol nacional. Na primeira partida entre as duas equipes, pela 15ª rodada da Série B, o Santinha bateu o Tricolor Baiano por 3 x 1, no Arruda. Na volta, na 34ª rodada, na Arena Fonte Nova, os pernambucanos venceram novamente, desta vez, por 2 x 1. Aliás, esta partida foi crucial para a permanência do Bahia na 2ª Divisão.
O jogo contra o Santa Cruz deve ser também o primeiro grande teste do Bahia em 2016. No entanto, as expectativas ainda não são boas para a torcida tricolor. Cerca de 17 jogadores devem deixar o time no final do ano por falta de contrato (Adriano, Carlos, Marlon, Thales, Souza, Lenine, Eduardo, Omar, Guido, Vitor, Pittoni, Paulinho Dias, Yuri, Tchô, Tiago Real, Roger e Kieza). Para piorar a situação, o atacante Maxi Biancucchi, que tem contrato até dezembro de 2016, pode ir para o Olímpia do Paraguai e Marcelo Lomba, com contrato até dezembro de 2017, deve permanecer na Ponte Preta para disputar a Série A.
Com muita boa vontade, o técnico interino Aroldo Moreira, já que o time ainda não tem treinador, pode escalar a equipe com os seguintes jogadores: Douglas Pires (Marcelo Lomba); Cicinho, Gustavo, Robson e João Paulo; Feijão, Gustavo Blanco, Rômulo e João Paulo Penha; Zé Roberto e Jacó.
Muitos podem dizer que para Campeonato Baiano, que o nível é fraquíssimo, este time pode até dar um caldo. No entanto, o Bahia tem mais três importantes competições pela frente: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e, principalmente, a Série B. É até compreensível a demora de o presidente Marcelo Sant’Ana apresentar alguns reforços, afinal de contas, ele não quer e não pode repetir os erros do passado quando 23 jogadores foram contratados e o time permaneceu na 2ª Divisão, mas a torcida está sedenta por novidades e já está perdendo a paciência.
Foto: Ilustração