Esporte

Bahia perde lateral-esquerdo para futebol mexicano; Vitória contrata zagueiro com passagem pelo Milan

Mercado da bola movimenta dupla Ba-Vi neste fim de ano

Montagem | Felipe Oliveira/EC Bahia e Divulgação/Atlético Nacional
Montagem | Felipe Oliveira/EC Bahia e Divulgação/Atlético Nacional

Os dois principais times da Bahia estão de férias das atividades dentro de campo, mas, nos bastidores, a movimentação tem sido intensa, seja para liberar atletas que não mais interessem aos clubes ou aquisições para reforçar o elenco em 2024, cuja principal competição, para a dupla Ba-Vi, é o Campeonato Brasileiro da Série A.

Do lado tricolor, o lateral-esquerdo Camilo Cándido, que chegou a ser titular da posição na Primeira Divisão em algumas partidas, mas perdeu a disputa na reta final para Luciano Juba, fechou contrato com o Cruz Azul, do México. O uruguaio deve assinar com a nova equipe por três temporadas.

No entanto, como o Esquadrão tem contrato com o atleta uruguaio até julho de 2024, terá direito a uma taxa de vitrine na negociação. Apesar de inicialmente estar disposto a continuar no tricolor baiano, Cándido mudou de ideia diante da indefinição do clube quanto a sua renovação contratual. Ao todo, ele fez 19 partidas pelo Bahia, todas pelo Campeonato Brasileiro, com um gol e duas assistências.

Zapata na Toca

O Vitória, por sua vez, anunciou a contratação do zagueiro colombiano Cristián Zapata, de 37 anos. Com passagem pelo Milan/ITA, o atleta estava livre no mercado desde o fim do contrato com o Atlético Nacional/COL. Ele assina com o rubro-negro baiano por uma temporada.

Além dos diversos clubes, Zapata tem passagem pela seleção do seu país. Ele disputou as Copas do Mundo de 2014, aqui no Brasil, e de 2018, na Rússia.