Esporte

Bahia e Atlético-MG levam 'bola de gelo' ao campo em alerta sobre aquecimento global

Na partida deste domingo (2), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5), no jogo na Arena MRV, em Belo Horizonte

Divulgação
Divulgação

Na Semana do Meio Ambiente, em iniciativa pioneira no futebol brasileiro, Atlético-MG, Instituto Galo e Bahia se unem ao Ministério Público da Bahia (MPBA) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e ao Ministério Público (MPMG) mineiros, em ação de alerta sobre o aquecimento global.

Na partida deste domingo (2), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5), no jogo na Arena MRV, em Belo Horizonte, um atleta do Galo e um do Bahia entrarão em campo carregando uma bola de gelo simbolizando o globo terrestre, na campanha “Juntos pelo Planeta”. Essa bola será deixada em um totem, no entorno do gramado, e o seu derretimento durante a realização da partida irá simbolizar o aquecimento global. 

A iniciativa inclui também a doação de R$ 400 mil para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O MPMG disponibilizará o recurso ao Instituto Galo, que fará o direcionamento das doações. O MPBA está divulgando a ação nas suas redes sociais (@MPdaBahia). 

“Os Ministérios Públicos baiano e mineiro se juntam aos clubes na disputa contra o perigo real do aquecimento global, que é responsável por tantas tragédias ambientais, como evidenciado pela recente catástrofe com as chuvas, que afetaram a vida de tantas vítimas no Rio Grande do Sul. Estamos todos juntos nessa missão de construir ações que garantam uma cultura de sustentabilidade para garantir o meio ambiente equilibrado para as próximas gerações”, afirmou  o procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia.  

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MPBA, promotor de Justiça Augusto César Matos, destaca a importância do Ministério Público para a proteção e promoção de ecossistemas sustentáveis. 

“Vivemos em momento crítico de nossa história, quando as mudanças climáticas representam um dos maiores desafios globais. O promotor de Justiça tem um papel essencial na defesa do meio ambiente e promoção da sustentabilidade. Nossa missão é garantir que as leis ambientais sejam cumpridas para adequada responsabilização de quem viola as normas e, assim promover, a proteção dos recursos naturais. Trabalhamos também na intensificação da fiscalização e punição dos crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, que contribui significativamente para o aquecimento global, e na promoção de políticas públicas sustentáveis, incentivando práticas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa e fomentem o uso de energias renováveis”, disse.

Filme 

A campanha traz um filme principal divulgado neste domingo, que será também transmitido nos telões da Arena MRV, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode acontecer com o planeta se nenhuma ação for realizada contra as mudanças climáticas. 

Ao final, chegamos ao ano de 2050, quando os danos podem ser irreversíveis, de acordo com relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. Nessa hora, o filme anuncia a declaração do risco de extinção da humanidade, e alerta que ainda há tempo para virar o jogo. A criação da campanha é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes feita pela Santeria. 

A campanha ainda conta com uma landing page e conteúdos para redes sociais, publicados pelos clubes e entidades envolvidas até o próximo dia 5 de junho, chamando a atenção para esse perigo real. Como forma de demonstrar a importância da consciência ambiental para os clubes, Galo e Bahia terão um patch especial em suas camisas, com o mote da campanha: Juntos pelo Planeta.