No primeiro episódio da série de reportagens “Bahia na Libertadores: o retorno”, o PSNotícias entrevistou o ex-jogador Charles Fabian. Pelo Tricolor, ele foi campeão brasileiro de 1988 e vice-artilheiro da Libertadores de 1989.
Depois de 36 anos, o Esporte Clube Bahia retorna à competição internacional. Assim, a última participação da equipe no campeonato foi em 1989, quando chegou até as quartas de final, depois de ser campeão brasileiro do ano anterior.
Dessa forma, Charles enalteceu o retorno do Bahia à maior competição continental da América, relembrou 1989 e arriscou quem fará o primeiro gol do Tricolor nesta edição. Na Libertadores de 1989, o ex-atacante foi o vice-artilheiro do torneio, com seis gols, e o responsável por marcar o último gol do Esquadrão, no triunfo por 2 a 1 contra o Universitario, do Peru.
“É um prazer imenso poder relembrar momentos como esse, de ter marcado o nome na história do clube. Ter marcado o último gol do Bahia na competição foi um momento de extrema felicidade, lembrar desse aspecto e também saber da importância de ver o Bahia novamente figurar na elite do futebol sul-americano, que é a Libertadores, onde todos almejam estar”, diz o ex-jogador.
Além de 1989, o Bahia também disputou a Libertadores em 1960, quando foi o primeiro clube brasileiro a estar na competição, e em 1964. Agora com os altos investimentos do Grupo City, a presença do clube é esperada como algo cada vez mais constante.
“Com certeza, acredito, porque existe todo um projeto, desde quando o City entrou no clube, você vê a questão do Manchester City, quando se iniciou também era um clube mediano na Inglaterra, que pouco disputava grandes títulos, e hoje o City disputa grandes competições, multicampeão no seu país, campeão mundial, então chegou no ápice. Eu acredito que o Bahia vai seguir também esse mesmo caminho, o caminho de modernidade, o caminho de ascensão do futebol nacional, sul-americano e até mundial. Eu acredito muito que isso aconteça por aquilo que a gente tem visto, a ascensão do Bahia nos anos que o City está gerindo o clube“, explica Fabian.
Libertadores de 2025 e projeção de Charles Fabian
Na Libertadores de 2025, o Bahia vai começar na 2ª fase preliminar e vai enfrentar o The Strongest da Bolívia, em busca de uma vaga na fase de grupos. Assim, o dia 18 de fevereiro (terça-feira), acontece o jogo de ida, na Bolívia, com o time baiano tendo que enfrentar os quase 4 mil metros de altitude.
Já no dia 25, a decisão será na Arena Fonte Nova em Salvador, com o apoio da torcida Tricolor. Além disso, caso o Bahia elimine o The Strongest, o Tricolor avança à última fase preliminar antes da fase de grupos e enfrentará o vencedor do duelo entre Boston River (URU) x Ñublense (CHI).
Como o último gol do Bahia na Libertadores foi justamente de Charles Fabian, nada mais justo do que passar o bastão e arriscar quem fará o primeiro gol do time nesta edição.
“Aí é um chutômetro, porque você falar quem vai fazer o primeiro gol é difícil, a gente não sabe nem a escalação do time ainda. Então é muito difícil você falar quem vai fazer o primeiro gol, mas eu vou apostar em Erick”, palpita Charles.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.