Elogiado por Ceni

Autor do gol de empate do Bahia, Willian José quase foi cortado da partida

Rogério Ceni explicou as condições de Willian e rasgou elogios ao centroavante

Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Nesta terça-feira (18), o Bahia empatou por 1 a 1 com o The Strongest, na Bolívia, pelo jogo de ida da 2ª fase da pré-Libertadores. Contudo, o autor do gol de empate do Tricolor, Willian José, quase foi cortado da partida.

Assim, minutos antes da bola rolar, o centroavante virou dúvida para a reestreia do Bahia na Libertadores da América por causa de dores na perna. Depois de ser avaliado e ter condições de jogo, o atacante seguiu à disposição e entrou no 2º tempo para balançar as redes ao aproveitar rebote do goleiro após bela jogada de Cauly. Além disso, a atuação de Willian José rendeu elogios do técnico Rogério Ceni.

“Ele [Willian José] estava com uma dorzinha na perna, nós ficamos na dúvida de mantê-lo no banco de reservas, mas ele conseguiu finalizar o jogo. Agora, quando ele faz pivô, ele faz diferente, ele toca diferente. Não é pelo gol, não, porque o gol, acho que o oportunismo não é tão relevante à qualidade para aquele gol. Acho que a qualidade toda está numa jogada genial do Cauly nesse gol. Mas ele é um jogador diferenciado como 9, sabe lhe dar a trabalhar bem com a bola”, disse o treinador em coletiva pós-jogo.

Willian José é um velho conhecido de Rogério Ceni. Em 2012, eles jogaram juntos pelo São Paulo, quando o então treinador do Bahia era goleiro do clube paulista. Dessa forma, a dupla fez parte do elenco que conquistou a Sul-Americana de 2012.

Ao comparar o estilo de jogo de Willian da época de 2012 para cá, Ceni enxerga uma evolução técnica. Contudo, o técnico reforça a necessidade de melhorar a condição física do atleta.

“Ele evoluiu muito, melhorou muito do que ele saiu do São Paulo, que trabalhou comigo em 2012. Tecnicamente ele evoluiu demais. Eu não imaginava que ele tivesse tão bem, tecnicamente. Uma coisa você vê na TV, outra coisa você está ao vivo trabalhando. E a questão dele, que eu acho que nós vamos tentar e estamos tentando melhorar, e isso também é uma tarefa do Departamento de Performance, dos nossos preparadores físicos também, melhorar a condição física do William”, explica Rogério.

Em entrevista coletiva pós-jogo, Rogério Ceni fala sobre Willian José | Vídeo: Reprodução/ESPN

Willian José no Bahia

Anunciado oficialmente pelo Esporte Clube Bahia no dia 14 de janeiro de 2025, Willian José estreou no início de fevereiro, no empate sem gols com a Juazeirense, pela Copa do Nordeste. Assim, o jogador já disputou cinco jogos pelo Bahia (apenas um de titular) e marcou três gols.

O Bahia contratou o centroavante depois de rescindir com o Spartak Moscou, da Rússia, clube no qual tinha contrato válido até junho de 2026, e chegou ao Tricolor sem custos. No time russo, o centroavante fez 13 partidas e marcou um gol.

Natural de Porto Calvo, Alagoas, ele foi revelado pelo Grêmio Barueri e se destacou posteriormente no São Paulo, onde chegou a atuar com Rogério Ceni entre 2011 e 2012. No Brasil, também teve passagens por Grêmio e Santos.

Já na Europa, ele fez uma carreira sólida com passagens pelo Real Madrid B (e time principal dos espanhóis), Zaragoza, Las Palmas, Real Sociedad e Wolverhampton. A mais marcante foi no Real Betis, da Espanha. Assim, ele defendeu o clube espanhol de 2021 até 2024 (antes de ir à Rússia), fez 30 gols e deu 12 assistências em 126 partidas. Willian é o quarto maior artilheiro brasileiro da história do Campeonato Espanhol.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.