O Vitória não vence há quatro jogos e vai tentar interromper a sequência negativa hoje, às 18h30, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Após tantos tropeços, o técnico Argel decidiu promover mudanças de peças e esquema tático. Diante da equipe carioca, o Leão terá seis novas caras em campo e um novo desenho.
“Quando o time não vem ganhando, você precisa mudar. E a gente tem dado oportunidade a todos os jogadores. Além disso, você tem que mudar o sistema quando ele não está dando certo. Tem que recorrer a outro, até para buscar o encaixe nessa partida importante que a gente tem”, afirmou o técnico Argel.
O Vitória está em 17º lugar, e a única chance de sair da zona de rebaixamento nesta rodada é vencendo o Fluminense.
Na defesa, serão duas mudanças. O zagueiro Kanu volta ao time após cumprir suspensão. Já Diego Renan, após ficar no banco nas últimas duas rodadas, terá nova chance com a camisa titular e vai atuar na direita. Euller está mantido na esquerda. “Não é novidade nenhuma Diego Renan jogar na lateral direita. Ele não está improvisado. Diego Renan joga tanto na direita quanto na esquerda. Ele é destro. Tanto é que fez um campeonato inteiro pelo Vasco de lateral-direito”, afirmou Argel. Diogo Mateus ficará no banco.
O rubro-negro jogará com dois atacantes e não mais com três. Com Zé Love suspenso, Kieza fará dupla de ataque ao lado de Marinho, que volta ao time recuperado de lesão na coxa após três rodadas ausente. A vaga que antes era usada no ataque irá preencher o meio-campo. O Vitória terá três volantes no Maracanã. O capitão Willian Farias formará o trio com Amaral e Marcelo, que retornam após suspensão. Cárdenas retoma a vaga de Serginho e será o responsável pela armação.
“Esse sistema favorece muito, principalmente Cárdenas, Kieza e Marinho, que são os três jogadores de frente que a gente tem. E a gente vê todas as equipes jogando dessa forma. O Grêmio tem jogado assim, o Fluminense, o Cruzeiro. Jogamos no 4-2-3-1, no 4-3-3 e agora no 4-4-2. Tem que achar alternativas para voltar a vencer”, explica Argel, que promete dar liberdade para Willian Farias e Marcelo chegarem ao ataque. “Não é por que vai jogar com três volantes que você se torna defensivo. O que a gente está pensando, nesse momento, é colocar um time mais cascudo, mais experiente, um time mais rodado”.
Pênalti: Marinho bate
O Vitória desperdiçou os últimos quatro pênaltis que bateu. Na ordem, Diego Renan, Zé Love, Kieza e Cárdenas erraram cobranças. Cobrador oficial de pênaltis do Leão enquanto foi titular durante todo o Brasileirão, Diego Renan estará em campo contra o Fluminense, mas não é mais o cobrador. “Quem bate, a princípio, é Marinho”, define Argel.
Talvez por isso o atacante tenha sido o único a repetir a cobrança durante o treino de ontem, quando todos os titulares, exceto Fernando Miguel, treinaram o fundamento. Os outros cobraram só uma vez. Marinho teve três chances: isolou as duas primeiras e converteu a última tentativa. Kanu, Cárdenas e Willian Farias também erraram.
Reprodução/Correio24h