Esporte

ANAF solicita ao STJD que Jailson Freitas seja banido por interferência externa em Bahia x Grêmio

O motivo da solicitação é por conta de Jailson estar em campo na partida entre Bahia e Grêmio sem autorização

Gabriel Machado/Agif/Gazeta Press
Gabriel Machado/Agif/Gazeta Press

Após polêmicas de arbitragem no confronto entre Bahia e Grêmio, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, Jailson Freitas, pode ser banido do futebol. Nesta segunda-feira (29), a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) emitiu uma nota oficial solicitando ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o banimento do árbitro.

O motivo da solicitação é por conta de Jailson estar em campo na partida entre Bahia e Grêmio sem autorização, e supostamente interferir na expulsão de Diego Costa.

A expulsão do jogador gremista foi nos acréscimos do 2º tempo e deixou o técnico do Grêmio na bronca com a arbitragem. Renato Gaúcho acabou expulso, também, depois de reclamar e disse que Jailson informou, de maneira indevida, ao quarto árbitro do confronto, Fernando Antonio Mendes de Sales Nascimento Filho, que Diego Costa, atacante do Grêmio, deveria ser expulso.

"Sinceramente, é demais, minha vontade é pedir demissão, tirar férias e ir para praia. Sem sacanagem. Porque trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos, para ver o que está acontecendo. Pior que ninguém explica isso. Porquê o Jaílson estava ao lado do quarto árbitro, alguém tem que responder isso. O Bahia mereceu ganhar. Já pensei várias vezes em parar, mas preciso trabalhar. Chega uma hora que cansa. 90% dos treinadores pensam como eu. Alguns se manifestam, alguns têm medo e outros não querem se envolver. E os problemas continuam", conta Renato Gaúcho, após o jogo.

Veja nota oficial completa da ANAF:

"O que ocorreu no último sábado, dia 27, na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi um fato EXTREMAMENTE GRAVE que coloca mais uma vez a arbitragem brasileira em xeque.

Sem autorização para estar no campo de jogo na partida válida pela Série A do Brasileirão, entre Bahia x Grêmio, o diretor de árbitros da Federação Baiana de Futebol, Jailson Macedo Freitas, que acumula o cargo de assessor/analista/delegado da CBF, informou de forma desonesta, ao quarto árbitro, Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, do estado do Pará, que o atleta gremista Diego Costa deveria ser expulso. Isso além de ferir as regras do jogo serve como base para que o Grêmio entre com um pedido de anulação da partida, expondo ainda mais nossa categoria.

Após a ação, flagrada pelas câmeras, o atleta foi expulso gerando uma revolta no técnico Renato Gaúcho que pediu que toda a sua comissão técnica e os atletas reservas do clube deixassem o banco e se deslocassem para o vestiário.

A interferência externa de Jailson Freitas nos estimula acreditar que o presidente da SAF do Botafogo, John Textor, pode ter razão nas afirmações que fez sobre manipulação de resultado no campeonato brasileiro, algo que enterra de uma vez por todas a falida gestão de Ednaldo Rodrigues, e do despreparado, Wilson Seneme, na CBF, sob eminência de um pedido público de desculpas ao americano caso as denúncias sejam confirmadas.

Por isso, a ANAF entrará hoje com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, pedindo o banimento imediato de Jailson Freitas, do futebol, tendo em vista não só o fato gravíssimo em tela, como também para salvaguardar a arbitragem brasileira que precisa voltar a dar e ter bons exemplos".

Salmo Valentim,
Presidente da ANAF".