Técnico da seleção brasileira, Tite anunciou nesta sexta-feira (26) os jogadores convocados para os dois últimos amistosos do ano, que serão disputados em novembro contra Uruguai, no dia 16, e Camarões, no dia 20.
A única novidade entre os 23 relacionados é o meia Allan, do Napoli, convocado pela primeira vez. "Sylvinho me pressionou para convocar Allan", revelou Tite em meio a risos, antes de passar a palavra para o auxiliar técnico.
"Precisamos sempre fazer o acompanhamento constante. Com relação ao Allan, está há sete anos na Europa. Jogava com o Sarri, fazia o meio-campista por dentro, uma função muito importante como conexão. Atleta dinâmico, se adaptou muito bem a essa função. O Sarri tinha um modelo muito parecido com o nosso. Com o Ancelotti, mudou um pouco, mas para nós não muda. Para mim, não pressionei, mas falei muito nas conversas", afirmou Sylvinho.
Destaque tambérm para o retorno de Paulinho, do chinês Guangzhou Evergrande, após a Copa do Mundo. "Paulo tem lastro muito grande com a seleção brasileira. Se reinventou mais agressivo. Paulinho é mais rompedor. Não veio Fernandinho, não que eu não quisesse. Ele vai retornar. São grandes virtudes morais e técnicas. Não sei para a Copa, mas pela qualidade técnica, pelo que vem jogando no City, pela qualidade moral. Não vai ser acidente de percurso que vai retirar", afirmou Tite.
Os jogadores que estão atuando no Campeonato Brasileiro não foram convocados com o objetivo de não atrapalhar o rendimento dos clubes na reta final do torneio. A única exceção foi o zagueiro Dedé, já que o Cruzeiro garantiu classificação para a Libertadores com o título da Copa do Brasil e já não tem grandes pretensões na Série A.
O goleiro Brazão, do sub-20 do Cruzeiro, foi novamente chamado para ser a terceira opção do setor, seguindo o planejamento de Tite de dar oportunidade a jovens com potencial.
De acordo com o planejamento traçado pela comissão técnica, a Seleção só voltará a ser convocada em março de 2019.
Confira a lista de convocados para os amistosos contra Uruguai e Camarões:
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Brazão – Cruzeiro (sub-20)
Laterais
Danilo – Manchester City
Fabinho – Liverpool
Filipe Luis – Atlético de Madrid
Marcelo – Real Madrid
Zagueiros
Dedé – Cruzeiro
Marquinhos – PSG
Pablo – Bordeaux
Miranda – Internazionale
Volantes
Casemiro – Real Madrid
Wallace – Hannover
Meias
Allan – Napoli
Arthur – Barcelona
Paulinho – Guangzhou Evergrande
Coutinho – Barcelona
Atacantes
Douglas Costa – Juventus
Firmino – Liverpool
Gabriel Jesus – Manchester City
Neymar – PSG
Richarlison – Everton
Willian – Chelsea
Correio // AO