Uma foto publicada pelo Nacional, do Amazonas – que enfrenta o Bahia de Feira na noite desta segunda-feira (14), pelas oitavas de final da Série D – causou polêmica nas redes sociais. Na imagem, os jogadores do time amazonense aparecem simulando um enterro no palco da partida, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, quatro dias após o falecimento do atacante Deon.
“Reconhecimento feito e preparação encerrada! O treinamento deste domingo foi no palco da partida de amanhã, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)”, dizia a legenda da foto. Após a repercussão negativa na internet, a postagem foi apagada.
"O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente a cerca do tradicional “rachão” de pré-jogo, não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto. Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional", expressou o clube em nota.
"Poderia utilizar várias palavras para descrever o choque que tive com a postagem de um clube tão tradicional que acompanho desde 1986, mas vou escolher apenas duas: lamentável e desumano. Ao longo de 48 anos, certamente classifico a postagem como uma das atitudes mais antidesportivas e grosseiras que já presenciei no futebol. Triste, muito triste", comentou o pesquisador de futebol Adethson Leite Jr.
Repúdio
A postagem foi repudiada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). "A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol".