A cantora Duquesa, natural de Feira de Santana, retirou do ar o videoclipe da sua nova música “Fuso” depois de fazer um gesto no vídeo que vincularam a uma facção criminosa na Bahia. A grande repercussão começou após a trend, que viralizou no TikTok, onde a artista faz o número 3 com as mãos.
Após a polêmica, a rapper se pronunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira (2), através de vídeo:
“Finalmente estou melhor mentalmente para falar sobre esse assunto referente ao meu clipe de fuso. A música, a trend, o clipe, tudo que está acontecendo nos últimos dias na rede vizinha e talvez em outras redes, mas que eu não estou acompanhando firmemente. Muita gente que me perguntou o porquê não poder fazer sinais, não são da Bahia, não estão entendendo o que está acontecendo, mas aqui na Bahia, gestos com as mãos que simulam números estão sendo associados a organizações criminosas. Evitem isso, tanto nas ruas quanto nas redes sociais”, esclareceu a artista.
A música
A artista desabafou: “A música tem relação com a viagem que fiz a uma premiação nos Estados Unidos. Fui indicada como artista revelação internacional no BET Awards, uma premiação de Hip Hop, de cultura preta. Passei 3 dias lá e o projeto que iria lançar após o álbum Taurus seria um trabalho que falasse sobre a minha vida após isso. Eu compartilhei a minha vivência, falei sobre o meu fuso horário, sobre a minha dificuldade de dormir, por isso a frase ‘3 dias virados não durmo’. Foi a quantidade de dias que viajei, tentando organizar as ideias com o horário.”
“Eu passei 22 anos morando na Bahia, nunca fiz apologia, nunca me envolvi nem falei sobre (organizações criminosas). Meu trabalho nunca girou em torno disso. Minhas músicas falam de empoderamento, autoestima feminina, atitude enquanto mulher preta na sociedade, e outras críticas sociais. Enfim, não posso permitir que alguém resuma meu trabalho a uma falha”.
Além de se desculpar e excluir o clipe, a cantora disse que “vai refazer” e “criar novas possibilidades” de utilizar a música sem perigo nenhum.
VEJA VÍDEO:
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.