O apresentador Fauto Silva, conhecido como Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração no Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo, neste domingo (27). Aos 73 anos, ele passava por um quando grave de insuficiência cardíaca, o que o colocou como prioridade na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o boletim médico, a cirurgia foi realizada no início desta tarde e durou cerca de 2h30, foi um sucesso e ele foi transferido para a UTI para verificar os riscos de rejeição.
Porém, por conta da velocidade com que Faustão recebeu o novo órgão, uma onda de fake news agitou as redes sociais levantando suspeitas de que ele poderia ter furado a fila.
O sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), informou que “O sistema tem uma vigilância exemplar”.
O caso de Faustão
Em São Paulo, 180 pessoas aguardavam por um transplante de coração no mês passado e 386 em todo o Brasil até 16 de agosto.
A lista de espera para transplantes é rigorosamente monitorada e segue critérios médicos e legais, sem dar margem para tratamento preferencial com base em status social ou financeiro.