Entretenimento

Quase metade das participantes do Miss México dá positivo para Covid-19, diz site

A disseminação teria ocorrido em massa

Reprodução
Reprodução

A concurso de beleza Miss México 2021, classificatório para o Miss Mundo, ficou marcada pela Covid-19. De acordo com o Extra, quase metade das concorrentes testou positivo para o vírus e há suspeita de que a organização tentou encobrir o ocorrido.

De acordo com o secretário de saúde do estado de Chihuahua, no norte do México, Eduardo Fernández Herrera, 15 entre 32 mulheres contraíram o coronavírus. Segundo ele, antes do início do concurso, as candidatas foram testadas e nenhuma delas apresentou resultado positivo.

De acordo com fonte dentro do concurso, o vírus começou com participantes que representavam os estados de Zacatecas e Yucatán. A fonte disse ao jornal mexicano "Reforma" que em poucos dias a doença se espalhou entre as candidatas de Chihuahua, San Luís Potosí, Cidade do México, Nuevo León, Puebla, Tlaxcala, Querétaro e outros.

As jovens também foram orientadas pelos organizadores do concurso a "não reclamar", apesar de a maioria delas estar com tosse e febre. O teste em massa ocorreu depois que as autoridades receberam uma denúncia anônima de que uma das eleitas rainhas estava infectada.

Às vésperas do concurso, as participantes viajaram para uma escola dirigida por freiras para crianças indígenas Tarahumara. As modelos entregaram material escolar e posaram para selfies com os alunos. Na viagem, uma fonte disse ao "Reforma" que "ao menos 10 concorrentes apresentaram sintomas".

O Miss México terminou no sábado (3/7) depois que Karolina Vidales, do estado de Michoacán, foi coroada como a vencedora e representante do México na competição de Miss Mundo, que acontecerá em Porto Rico.