Entretenimento

Prêmio Braskem de Teatro já conta com 13 espetáculos inscritos

Além de concorrer à mais tradicional premiação das artes cênicas da Bahia, os participantes podem conquistar prêmio de até R$ 30 mil

Divulgação/Prêmio Braskem de Teatro
Divulgação/Prêmio Braskem de Teatro

O Prêmio Braskem de Teatro chega ao mês de abril com 13 espetáculos inscritos, 11 da capital e dois do interior, para a disputa dos troféus e prêmios em dinheiro nas categorias Espetáculo Adulto e Infantojuvenil (R$ 30 mil), e para Ator, Atriz, Texto, Revelação, Direção, Performance e Categoria Especial (R$ 5 mil).

As inscrições continuam abertas até 15 de junho para as peças do interior, que participam da classificatória Mostra Interior em Cena, e até 24 de agosto para as peças da capital, no site da premiação.

“Temos certeza que será uma grande festa do teatro baiano depois de mais de dois anos de pandemia e atividades praticamente paralisadas. Então convoco todos os produtores e diretores de toda a Bahia a inscreverem seus espetáculos e se juntarem a nós nessa retomada das artes cênicas, este ano com todas as mostras presenciais”, afirma Fernando Marinho, coordenador da comissão julgadora. Promovido pela Caderno 2 Produções, o Prêmio Braskem de Teatro, que está em sua 29ª edição, conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Podem se inscrever na premiação as montagens inéditas com apresentações presenciais na capital baiana até 5 de setembro deste ano e também aquelas exibidas em 2022, no formato presencial ou virtual. Um dos requisitos para participar é cumprir uma temporada de, no mínimo, seis apresentações em Salvador no período de dois meses consecutivos, sendo distribuídas em, pelo menos, duas semanas distintas.

Também podem concorrer ao Prêmio Braskem de Teatro peças de cidades do interior da Bahia, que neste caso participarão de classificatória na Mostra Interior em Cena, a ser realizada em agosto, em Salvador. Como novidade da edição, a iniciativa visa divulgar, incentivar e promover a inclusão e valorização dos artistas do interior, consolidando a premiação como uma grande celebração da arte teatral na Bahia.
 
Para mais informações, acesse o regulamento.

Sobre o Prêmio Braskem de Teatro
O Prêmio Braskem de Teatro, que é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia. Tem como objetivo valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2023 chega a sua 29ª edição, exemplifica a estratégia de atuação social da Braskem na valorização e promoção da cultura e das artes, com foco no desenvolvimento humano.
 
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em 71 países. 

Sobre o Fazcultura
Parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.