Uma trajetória de vivências, traquinagens, mitos, conexão… irmandade de duas pessoas gêmeas. É assim que as baianas e capricornianas Marina Silva (@silva.preta) e Mariane Silva (@marianesilva.preta), 24, definem o seu podcast “Papo de Duas”, que aborda o dia a dia de duas gêmeas univitelinas pretas, os seus desafios e singularidades.
O podcast foi lançado em agosto e conta com um episódio novo toda quarta-feira. O conteúdo pode ser escutado através do Spotify e do Anchor.
As idealizadoras explicam que o projeto tem como objetivo criar um lugar de referências e intimidade com o público. “Falar sobre as nossas histórias, nossos mitos, conexões, e, sobretudo também, incentivar pessoas pretas que são gêmeas. A gente cresceu sem ter esse conteúdo, sem ter essa referência. Eu não tive referência de pessoas gêmeas pra me espelhar”, disse.
A ideia foi concretizada durante um curso de produção de podcast com a Bateko e a SPOTIFY, que possibilitou que um desejo antigo se tornasse real. “Já era um desejo nosso, mas a gente não tinha possibilidade, nem recurso. A gente entende que neste mercado ainda falta essa representatividade de pessoas gêmeas e é algo que encanta muito as pessoas. Quando a gente fala das histórias, sempre fomos meninas que paravam a atenção das pessoas para saber como é dividir, comer, se vestir, sabe se quando uma fica doente a outra também fica”, explicou Marina.
SOBRE O PODCAST
Marina e Mariane têm uma forte ligação com São Cosme & São Damião e os Ibejis. Elas contam que a bisavó materna teve três barrigas de gêmeos, era devota dos santos e, em uma das gestações deu à luz no dia 27 de setembro, data em que é comemorado o dia dos santos gêmeos.
Já a avó paterna teve uma gravidez gemelar, que resultou no nascimento do pai delas. Depois de anos as duas famílias se uniram e elas nasceram, criando o que chamam de “um papo de herança”.
Um dos episódios tem como tema as comparações. “A gente sobe com um tema bastante pontual para quem tem irmão, sobretudo para quem é gêmeo, onde a gente vai aprender a viver com isso e sobressair com essas comparações. Mesmo sendo duas pessoas gêmeas, temos individualidades e desejos”, destacaram.
Outro episódio aborda os desafios que elas enfrentam, e traz relatos como uma dificuldade durante a vacinação contra Covid-19, onde elas tiveram o CPF trocado. Devido à confusão, uma delas tinha quatro registros das doses, enquanto a outra constava que não tinha se vacinado.
“A gente vai o tempo todo misturar, trazer o que é a gente, o que são as pessoas, o que é a sociedade. Uma forma onde realmente esse podcast possa ser ouvido para que para as nossas que estão crescendo, a gente possa estar neste lugar de referência, de possibilidade, e sobre questões mal resolvidas entre as pessoas gêmeas, elas saberem que está tudo bem, que faz parte, que alguém já passou por isso, que não fique um vazio”.