A Orquestra Sinfônica da Bahia promove uma apresentação de grupo de metais e percussão, formado por integrantes e convidados, na próxima quarta-feira (30). O evento acontecerá às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
O concerto terá regência do maestro Eduardo Salazar e faz parte da Série Carybé, que traz apresentações com formato e repertório camerístico. Os ingressos estarão à venda pela plataforma Sympla a partir desta quinta-feira (24), por R$20 (inteira) e R$10 (meia).
Segundo o chefe dos trombones da Osba e músico do concerto, o italiano Michele Girardi, a formação de grupos de metais e percussão é algo muito comum em apresentações de música de câmara em orquestras nacionais e internacionais.
“O encontro desses naipes é uma tradição que se faz presente no universo da música desde o período da Renascença, com o que seriam ‘os avós’ dos nossos instrumentos. A principal peculiaridade são os timbres únicos que surgem desses encontros e soam bem diferente do que se ouve num concerto comum, com os outros instrumentos da orquestra”, opina Michele Girardi.
Sobre o programa
O programa da apresentação terá obras de grandes autores da música de concerto adaptadas para o formato de metais e percussão, como Mahler, Bach e Ennio Morricone, entre outros, além de composições de autores contemporâneos, como o próprio Michele Girardi, com a “Fantasy from Augusta”.
Para este concerto, o grupo será formado pelos músicos da OSBA Josely Saldanha, Davi Brito e Adelson Lemos (trompas); Heinz Schwebel e Joatan Nascimento (trompetes); Michele Girardi, Hélio Góes e Mauro Madruga (trombones), Renato Pinto (tuba); Humberto Monteiro e Oscar Mauchle (percussão), além dos convidados Celso Benedito (trompa), Alana Rana (trompete), Raphael Elias (trompete) e Gilmar Chaves (trombone).