Entretenimento

Ocupação artística marca reabertura da Casa do Benin

A Casa do Benin está localizada em um casarão na Rua Padre Agostinho Gomes, próximo ao Taboão, no Pelourinho, e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Reprodução
Reprodução

A Casa de Benin, administrada pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi reaberta nesta terça-feira (11), após recesso de fim de ano. O reencontro do público com o espaço está sendo marcado pela ocupação da exposição cultural “Ani é 10”, do artista Nelson Maca.

A exposição reúne escritos e imagens do romance “Ani Todos os Felas do Mundo” que narra a história de um astro da música internacional que nasceu em uma comunidade negra de Salvador e que teve contato com o candomblé e com os ensinamentos de mestres da cultura negra, antes de se lançar ao mundo. 

A mostra segue até o fim de fevereiro e ainda contará com bate-papos semanais com escritores, escritoras e artistas. Além disso, durante as quintas de janeiro e fevereiro, o artista realizará o “Ocupa Quinta”, quando serão realizadas atividades artísticas como lançamentos de livros, rodas de conversas, dentre outras.

Funcionamento

A Casa do Benin está localizada em um casarão na Rua Padre Agostinho Gomes, próximo ao Taboão, no Pelourinho, e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

O acervo cultural inaugurado no ano de 1988 reúne peças do Golfo do Benin que foram colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger durante sua viagem à África. No local podem ser encontradas máscaras, esculturas, tecidos e outras peças.

Prevenção

Para ter acesso à estrutura do acervo, o visitante deverá seguir todos os protocolos de segurança como o uso de máscara e álcool em gel. Além disso, é necessário apresentar a carteira de vacinação comprovando ter tomado as duas doses ou dose única contra a Covid-19.