Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, deu à luz um menino nesta segunda-feira (6). A criança, que é a primeira do casal, é a sétima na linha de sucessão do trono britânico. O anúncio do nascimento foi feito no Instagram do duque e da duquesa de Sussex, títulos adotados por Harry e Meghan depois do casamento, há quase um ano.
O nome do bebê ainda não foi escolhido, mas as apostas já foram feitas nos sites especializados — e incluem até mesmo opções inusitadas, como "Donald" e "Brexit".
O bebê nasceu com 3,260 kg às 5h26 (0h26 no horário de Brasília). Harry contou que a mãe e a criança passam bem. "Foi uma experiência incrível", afirmou o príncipe.
Harry contou que o casal está "absolutamente emocionado" e agradeceu o apoio que recebeu durante a gravidez. A criança deve ser apresentada ao público em dois dias.
O bebê, que é o oitavo bisneto de Elizabeth II, não receberá um título de príncipe automaticamente, a não ser que a rainha o conceda — o que deve ser feito de acordo com os desejos de Harry e Meghan, diz o jornal "The Guardian". O príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth, optou por dar títulos reais às filhas, as princesas Beatrice e Eugenie. Já a princesa Anne, irmã dele, abriu mão deles para seus filhos, Zara e Peter.
A restrição quanto ao título ocorre porque porque o rei George V limitou os títulos reais em 1917. Ele poderá usar um dos títulos menores de Harry e ser conhecido como Conde de Dumbarton. As regras que cercam os títulos hereditários britânicos, no entanto, não são iguais para homens e mulheres: se tivesse nascido uma menina, ela não poderia se tornar a Condessa de Dumbarton.
Meghan, que antes de entrar para a família real já era uma conhecida atriz norte-americana, se casou com Harry em maio de 2018, na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Com isso, ela se tornou a mais recente plebeia a entrar para a realeza britânica.
O primeiro na linha de sucessão do trono britânico é o príncipe Charles, filho de Elizabeth II e pai de Harry. O segundo é o príncipe William, irmão de Harry, seguido pelos seus três filhos: George, Charlotte e Louis.
G1 // AO