Entretenimento

Marido de Leandro Karnal revela diagnóstico tardio de doença; saiba qual

Os dois são casados há quatro anos, mas assumiram a relação nas últimas semanas

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O cantor Vitor Fadul, marido do historiador Leandro Karnal, revelou que há dois anos recebeu um diagnóstico tardio de autismo. Ele, que tem 27 anos, afirma que sempre percebeu que era neurodivergente, mas que o caminho até o descoberta foi longo.

"Creio que, se o diagnóstico tivesse sido na infância, eu teria tido o apoio que mais precisei e não tive", disse em entrevista ao G1.

Fadul disse que durante a infância enfrentou inúmeras dificuldades, mas não entendia o motivo. "Sempre tive muita dificuldade com as crianças da minha idade e uma dificuldade total na escola, de aprendizagem", contou.

O artista falou ainda sobre a importância de um professor especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas. "Eu precisava desse profissional comigo, sabe? Mas fico feliz que hoje o diagnóstico esteja mais fácil por existir mais tecnologia e conhecimento", disse.

Para Fadul, o diagnóstico permite a crianças, jovens e adultos o apoio e o suporte adequados para evolução, e contou ter aprendido muito sobre o distúrbio desde que descobriu tê-lo.

"Aprendi, em primeiro lugar, sobre autismo. A minha ignorância era tamanha que eu achava que trissomia 21, mais conhecida como Síndrome de Down, e o autismo eram as mesmas coisas. Saber mais sobre o autismo foi muito importante para buscar auxílio e terapias especializadas".