Antonio Fagundes encerrou o seu contrato com a Globo em 2021, após 44 anos. Segundo o ator, a decisão o possibilitou ter mais tempo livre para se dedicar ao cinema e ao teatro.
"Só não renovamos porque a emissora queria excluir uma cláusula que constou nos contratos anteriores na qual eu só participaria de gravações nos dias em que estivesse de folga do teatro, ou seja, segunda, terça e quarta. Nem chegamos a falar sobre salário. Respondi que não. Teatro é a minha vida, só consegui fazer as peças que fiz por causa desse acordo. Então, a saída não foi tão dolorosa em termos de mudança radical de trabalho. Na verdade, agora tenho mais tempo para fazer cinema", disse em entrevista ao Estadão.
O artista afirma que, apesar do longo vínculo, não sente falta de trabalhar em novelas, pois, do seu ponto de vista, é um trabalho desgastante.
"Televisão é muito desgastante, muito estressante. Você fica à disposição durante oito, dez horas por dia. É um trabalho física e intelectualmente difícil porque é preciso decorar algo como duzentas páginas por semana. É como decorar todo o texto da Bíblia a cada dois meses. E olha que não tenho problema para decorar texto", explicou.