Publicado em 2019 pela editora Todavia, o Torto Arado do baiano Itamar Vieira Júnior virou base para a peça teatral ‘Depois do Silêncio’, que vai sair em turnê na Europa a partir de 15 de junho e é uma série que está sendo produzida pela HBO. O texto tem informações do jornal Correio.
O livro foi vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti e inspirou leitores dos mais diversos tipos e foi o livro mais vendido pela Amazon no Brasil em 2021.
A peça tem cenas gravadas em Lençóis, na Chapada Diamantina, e continua circulando por países europeus até 2023. Quilombola do Remanso, a baiana Gal Pereira é uma das atrizes no elenco da peça. Gal contou que o elenco está em Paris fazendo ensaios e finalizando os preparativos para a estreia. O enredo fala sobre as escravidões modernas denunciadas no livro de Itamar.
Sobre a série, a baiana Ceci Alves é uma das roteiristas. A equipe é chefiada por Luh Maza, Renata di Carmo, Maria Shu e Viviane Ferreira. O projeto é comandado pelo cineasta Heitor Dhalia, diretor do filme O Cheiro do Ralo e da série Arcanjo Renegado. “Itamar não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições. A história conquistou corações e mentes de uma geração. E, de repente, aquela nossa adaptação virou uma grande responsabilidade”, avalia Dhalia.
Roteirista-chefe da produção, Luh Maza explicou que a produção da série começou em setembro. “Até aqui tem sido uma jornada fantástica por esse trabalho de tradução, reedição e transmutação que é uma adaptação como essa. Especificamente na sala de Torto Arado temos uma equipe especialmente unida, somos como velhas conhecidas, somos muito afinadas”, afirma Luh.