Entretenimento

Livro Contos para Erê é lançado no Museu Mucab

Primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e pesquisadores negras do Brasil

Divulgação
Divulgação

O Coletivo Liga do Dendê lança Coletânea “Contos para Erê”, ganha lançamento no dia 18 de maio, às 15h no MUNCAB, localizado no Centro Histórico de Salvador. O  evento é gratuito e aberto ao público, e reúne os autores do coletivo, bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas, realizadas pelos próprios autores e artistas convidados.

A primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e escritoras e pesquisadores e pesquisadoras negras do Brasil, é coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África da diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, pedagogo e consultor literário, Idealizador do termo Literatura afrofantástica. Cássia Valle, atriz, diretora teatral, museóloga e ativista. Paula Brito, professora de artes, artista visual, escritora de literatura infantojuvenil e contadora de história. Denise Ferreira, Mestre em Educação UFAL, Assistente Social no TJBA, autora, palestrante idealizadora do conceito Adoção ético-racial, membro dos grupos de pesquisa:ERÊ/UFBA, AMANDALA/UNILAB e Rede de Pesquisadoras Negras em Infâncias ( IBEJI).

“A maior motivação de criar a nossa liga vem do desejo de expandir o conceito que literatura só está no eixo sul e sudeste, mostrando a potência das narrativas criadas no estado da Bahia e isso eu acredito que podemos fazer com a força do coletivo”, conta Cássia Valle, idealizadora da Liga.

A obra, com escrita coletiva, apresenta o nome de 20 autores. São eles: Paula Brito, Marcos Cajé, Taisa Ferreira, Kalypsa Brito, ⁠Tamires Lima, ⁠Raime Paixão, Cássia Valle, ⁠Luciana Palmeira, ⁠Denise Ferreira, Evelyn Sacramento, Sintia Aquino, Celo Cardoso, Fabiana Rego, Carol Adesewa, Geovania de Jesus, Elisa Oliveira, ⁠Ladjane Sousa, Alan Alves Brito, Helena Nascimento.

Com lançamento independente, o livro custa R$43,00 e estará à venda no local. Os interessados em adquirir com antecedência podem solicitar diretamente no instagram do coletivo: https://www.instagram.com/coletivoligadodende/