Entretenimento

Jovem de 20 anos é eleita a nova Deusa do Ébano do Ilê Ayê

Debutante na disputa, Dalila, que mora no bairro de Pernambués, venceu outras 13 candidatas

Instagram/André Frutuôso
Instagram/André Frutuôso

A dançarina e coreógrafa Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, no concurso realizado neste sábado (28), na 42ª Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu.

Debutante na disputa, Dalila, que mora no bairro de Pernambués, venceu outras 13 candidatas. Na final, teve como adversária Laís Fennell, a primeira mulher trans a chegar nessa fase do concurso.

"Ser a Deusa do Ébano é ser a representação encarnada da força, beleza e realeza do povo negro. É reverenciar nossa ancestralidade, valorizando o que temos de mais valioso: a nossa história, nossa cultura. Honrando e levando para as próximas gerações o brilho e o encanto dos Mais Belos dos Belos", disse Dalila em entrevista ao G1.

O bloco Ilê Ayê é um dos contemplados pelo edital Ouro Negro, que visa custear os blocos afros, de ijexá e afoxé, que desfilam no Carnaval em Salvador, que será retomado após dois anos suspenso em razão da pandemia de Covid-19.

A 42ª Noite da Beleza Negra contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que posou para foto junto ao fundador do bloco Ilê Ayê, Vovô do Ilê.

"É nosso compromisso trabalhar para ampliar os incentivos para fortalecer a nossa cultura. Vamos em frente! Faremos um lindo carnaval!", disse o chefe do Executivo estadual em publicação no Instagram.

Confira: