Entretenimento

Jornalista baiana lança obra em homenagem ao maestro Letieres Leite

O lançamento acontece de forma virtual

Divulgação
Divulgação

A jornalista baiana vanessa Aragão, lança na próxima terça-feira, dia 07 de maio, o livro “Rumpilezz: A Performance e Sensibilidade de Letieres Leite e sua Orkestra”. A obra, lançada pela Editora Letramento, narra as vivências, pesquisas e análises que homenageiam e reverenciam a obra do maestro Letieres Leite e de sua Orkestra Rumpilezz.

O lançamento acontece de forma virtual, através de uma live no instagram da autora @vanessaragao, com a participação do percussionista Gabi Guedes e a produtora cultural Edmilia Barros, que também trabalham com a Rumpilezz.

Resultado da dissertação de mestrado da autora, defendida em 2022 na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a obra analisa a música afro-brasileira e instrumental, através do trabalho artístico produzido pela Rumpilezz. Vanessa constrói um estudo que parte do seu olhar sensível e memória afetiva, levando em conta o trabalho que, desde 2018, desenvolve na cobertura fotográfica e audiovisual da orquestra.

“Meu projeto de mestrado era outro. Me aproximei bastante de Letieres e da Orkestra durante o meu trabalho audiovisual e decidi pesquisar a Rumpilezz, esse grupo genial de Letieres que sempre me inspirou e que valoriza devidamente a nossa cultura afro-baiana e afro-brasileira”.

Com relatos de suas vivências nos bastidores e proximidade de Letieres e todos da equipe da Rumpilezz, a autora descreve na introdução o seu primeiro contato com a orquestra, que foi filmando o show “Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz convida Caetano Veloso”, na inauguração do Hotel Fasano (Centro de Salvador). O livro traz muitas passagens como essas, além da análise teórica sobre a performance e a sensibilidade afro-brasileira do grupo.