Fãs de Ivete Sangalo e Claudia Leitte notaram na noite desta quarta-feira (8) que as duas cantoras deixaram de se seguir no Instagram. A descoberta aumentou a repercussão da polêmica que envolve Claudinha, alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para investigar um possível ato de racismo religioso. A apuração acontece após a artista trocar o nome de um orixá em uma música, durante uma apresentação em Salvador.
Em vídeos que se espalharam nas redes sociais, Claudia aparece cantando “Eu canto meu Rei Yeshua” (referindo-se a Jesus em hebraico) em vez de “Saudando a rainha Iemanjá”, como é costume em outras apresentações da artista desde 2014, período em que ela se converteu ao evangelismo.
A denúncia foi apresentada ao MP-BA pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro).
Ivete Sangalo apoia crítica a Claudia Leitte
A relação entre as duas cantoras ganhou novos contornos quando Ivete Sangalo curtiu uma publicação do ex-secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, que criticava artistas que alteram referências a orixás em músicas. Dessa forma, a interação foi interpretada como um posicionamento indireto de Ivete diante da polêmica envolvendo Claudia.
MP-BA dá 15 dias para Claudia Leitte se manifestar em inquérito
O MP-BA determinou que Claudia Leitte e os compositores de “Caranguejo” prestem esclarecimentos no prazo de 15 dias. Além disso, uma audiência pública foi marcada para o dia 27 de janeiro, às 14h, na sede do MP-BA, em Salvador. A promotora de Justiça Lívia Vaz destacou a gravidade do caso, afirmando que as alterações podem comprometer o patrimônio cultural e religioso protegido pela Constituição.
Claudia Leitte se defende
Entretanto, em entrevista coletiva no Festival Virada Salvador, Claudia Leitte comentou o caso. A cantora negou qualquer intenção de desrespeito e disse que a situação foi amplificada no “tribunal da internet”. “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum”, afirmou.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.