Entretenimento

Influencer Thais Carla vence processo por gordofobia contra o humorista Leo Lins

A dançarina baiana será indenizada por danos morais, no valor de R$ 5 mil e a ação não é mais passível de recurso

Reprodução Instagram
Reprodução Instagram

A influencer Thais Carla comemorou a condenação do humorista Leo Lins, em suas redes sociais. A bailarina havia movido uma ação contra o carioca por gordofobia.

O processo aconteceu após Lins utilizar a imagem da influencer baiana indevidamente e proferir comentários gordofóbicos através do vídeo ‘Excesso de bagagem no assento’, publicado em seu canal do Youtube, no qual ele reagia e ironizava vídeo anterior feito por Thais.

O vídeo da influencer foi publicado em 2019 com o título ‘Entalada no avião —como viajar sendo gorda’, onde Thais demonstra a dificuldade de pessoas gordas em ter acesso às poltronas no avião. Segundo ela, não foi a primeira vez que Lins usou sua imagem.

"Me ridicularizou com diversas frases preconceituosas e gordofóbicas. Essa foi a primeira vez que um juiz deferiu diretamente a condenação pela violação de gordofobia em primeiro plano, o que é um excelente ganho para todas pessoas gordas", comemorou.

O humorista foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais, em caso julgado pela 4ª Vara Cível do Sistemas de Juizados Especiais da Comarca de Salvador e a ação não é mais passível de recurso.

No texto da sentença, em decisão da juíza Carolina Almeida da Cunha Guedes, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns de Salvador, afirma que a atitude do humorista ao reproduzir o vídeo foi ofensivo, promoveu discurso de ódio e incitou outras pessoas a atacarem a dançarina nas redes sociais.

A magistrada falou que a liberdade de expressão, garantida no Estado Democrático de Direito, “não é um salvo-conduto para humilhar, expor a execração pública” e que é dever estatal proteger as minorias.