Conhecida nacionalmente como a terra do axé music, do pagodão e do arrocha, a Bahia também é celeiro do rock and roll. Prova disso, são as diversas bandas do ritmo espalhadas em todo o estado. Neste dia 13 de julho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Rock, o Portal Salvador FM listou 10 grupos baianos que deram continuidade ao som do eterno Raul Seixas, um dos maiores representantes do genêro musical. Confira a lista:
Maglore
Maglore é uma banda brasileira de rock alternativo e MPB formada em agosto de 2009, em Salvador. Atualmente, a formação da banda conta com Teago Oliveira (voz e guitarra), Lelo Brandão (guitarra e synth), Felipe Dieder (bateria) e Lucas Gonçalves (baixo).
Vivendo do Ócio
Vivendo do Ócio é uma banda brasileira de rock formada em Salvador, Bahia em 2006 pelo guitarrista e vocalista Jajá Cardoso com o baixista Luca Bori, em seguida houve a inclusão do guitarrista Davide Bori (irmão de Luca) e o atual baterista Dieguito Reis. O grupo vem sendo uma das principais bandas do cenário do rock brasileiro contemporâneo, já ganharam vários prêmios e possuem três álbuns de estúdio.
Malefactor
O Malefactor foi formado em 1991, em Salvador, fazendo 'Melodic Death Metal' com temática satânica, historias medievais e ocultismo. Eles se auto denominam 'Unholy Metal'. A discografia da banda traz nove álbuns. Os álbuns “Barbarian” (2003) e “Centurian” (2006), são verdadeiros clássicos do Metal nacional.
Drearylands
Drearylands surgiu em meados de 1999, quando o baterista Louis, o vocalista Leo 'Lion' Leão, o guitarrista Jason Bittencourt e o baixista Rick Iglesias decidiram deixar de lado a banda ShadowsPrimeiro show do Drearylands e partir para outro projeto musical. Após algumas apresentações, tendo Rafael Pires como segundo guitarrista, o Drearylands entrou em estúdio para produzir seu primeiro álbum. Durante as gravações, eles conheceram o guitarrista Patrick Amorim, que se juntou ao grupo.
Veuliah
Formado em outubro de 1996, em Salvador, Bahia, o Veuliah surgiu com a proposta de fundir a base do death metal com melodias de teclado, alternando, assim, a agressividade e a morbidez com suaves harmonias, a fim de arquitetar uma sonoridade complexa num clima sombrio e brutal. Com um estilo pioneiro para a época, o grupo logo se destacou entre as bandas locais e conquistou rapidamente uma grande aceitação do público.
Canelada HC
Criada em 2013, a banda Canelada HC surgiu da necessidade de expressar toda a revolta com diversos problemas que vemos no mundo, a exemplo da fome, miséria, corrupção e falta de amor ao próximo. A banda tem uma identidade musical única, com sonoridade rápida, pesada, agressiva e moldada por influências de diversas bandas de Hardcore e Thrash metal do Brasil e do mundo. O nome “Canelada” foi inspirado na música “Descendo a canelada” da banda paulista Calibre 12, um nome forte que expressa bem o que é a banda. A Canelada HC é formada por Paulo Reis (Guitarra), Cláudio Ducho (Baixo), Greick Sequela (Bateria) e Alex Costa (Voz), músicos experientes que já tocaram em bandas como Norfist, Pastel de Miolos, Jato Invisível e Indominus.
Insaintfication
A idéia de formar uma banda de Thrash / Death Metal teve início no ano de 1999 em Salvador quando Luciano (guitarra) e Fernando (vocais / baixo) fizeram algumas tentativas, porém não encontraram músicos. Em 2001, Daniel (bateria) e Luciano estavam tocando juntos numa banda de Death Metal quando resolveram dar vida novamente ao antigo projeto Thrash, chamando Fernando para os vocais, mais tarde assumindo o posto de baixista.
Os Sintéticos
A banda surgiu com a proposta de fazer rock autoral em português, com acordes marcantes e letras que contam um pouco do universo de seus integrantes. O nome ‘Sintéticos’ surgiu da confluência entre arte, música, emoção, vivência, relações sociais e com o universo, isto tudo posto num mix espontâneo e natural e que regado pelo amor é traduzido através de canções como: ‘Sua Alegria’, ‘Poema do Santo João’, ‘Somente o mesmo’ e ‘Inconstitucional’, músicas que permeiam o repertório do grupo.
Agrestia
Fundada em 2006, em Salvador, a Agrestia fazem um rock pesado e vibrante, com letras contundentes e elementos da música regional nordestina. O grupo lançou o primeiro single “Tragédia em Todo Gueto” no Natal de 2017. A música retrata a injustiça social, violência seletiva, corrupção, e parcialidade da Justiça do país. Após algumas mudanças na formação, hoje a banda é formada por Paulo Porciuncula (vocal), Adrian Knock Down (guitarra/voz), Daniel Libélula (baixo) & Colonnezi (bateria).
Jacau
Jacau é uma banda de Hardcore Crossover formada na cidade de Itabuna. Conhecido por seu som rápido, agressivo e energético abordando em suas letras de protesto. Realizando apresentações interrupta desde sua formação em 2014, leva aos palcos um show com bastante interação com o público. Passando por vários estados e grandes festivais. A discográfica da Jacau conta com; 3 álbuns de Estúdio, 2 EPs, 2 Splits, participando em várias coletâneas.