A grade do Festival Virada Salvador foi divulgada na manhã de quinta-feira (22) e gerou a indignação de alguns artistas locais. Fora do evento, a cantora Majur usou as redes sociais para demonstrar a insatisfação por sempre ser excluída das festas realizadas na capital baiana.
"Até quando vão invisibilizar artistas locais que fazem parte da cultura histórica da cidade de Salvador? Eu estou falando aqui e sou uma cantora nova, mas existem varios cantores locais que já fizeram parte da história e da nossa cultura e que hoje são esquecidos, como se a carreira tivesse acabado", lamentou em seu Instagra.
A artista destacou a importância dos cantores locais e do trabalho realizado por eles na vida da população. Em seu desabafo, ela afirma que não é a primeira vez que a situação acontece.
"Música é algo que fica para sempre! Música não é só fala. É emoção, é troca, é atitude, é cultura, e cultura de um povo e não de uma pessoa só ou de um grupo de pessoas. É surreal o descanso que acontece em Salvador com os artistas locais. Dessa vez eu quis falar, porque todos os anos eu espero, seja o carnaval, seja a virada ou outros eventos de Salvador que eu não sou chamada", destacou.
Majur pontuou ainda o seu destaque nacional e afirma sempre é chamada para se apresentar em diversos locais, exceto no lugar em que nasceu. Ela estende a crítica aos eventos realizados pelo Governo do Estado.
"Eu não tô na música porque eu sou uma mulher trans. Eu estou na música porque eu sou uma cantora, mas o reconhecimento da minha cidade é algo que custa demais. Se o intuito dos eventos da cidade de Salvador, sejam eles do Governo, da Prefeitura, são para o fomento da cultura local, contratem artistas locais, contratem os artistas da sua cidade, valorizem artistas que estão fazendo música para fora, para todos os outros festivais e lugares, mas não são convidados para eventos em sua própria cidade. Isso não é revolução, isso não é bom, isso não é fomentar a cultura, isso começa em casa", finalizou.
VEJA O DESABAFO:
Nos comentários da publicação, Majur recebeu o apoio de outros artistas que compartilham do mesmo sentimento, como Márcia Freire, Márcia Short, Miguella Magnata, Danna Lisboa e Preta Ferreira.
A ex-vereadora Léo Kret, que participou do evento de anúncio da grade ao lado do prefeito Bruno Reis, também fez questão de deixar seu apoio a Majur, marcando o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, na postagem. "Pedro Tourinho queremos a nossa grande Majur nas grades dos eventos da nossa cidade", escreveu.