Filho de Jorge Amado, o também escritor João Jorge fez questão de prestigiar a abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), evento que desde 2017, homenageia o seu pai. Em entrevista ao LDNotícias, o autor falou sobre a importância do evento e de Jorge Amado para a leitura e deu sua opinião sobre a literatura nos dias atuais. A rádio Salvador FM é a patrocinadora oficial do evento.
“É fundamental eventos como a Flipelô no sentido de aproximar o público leitor dos autores e das suas obras, o que ajuda a disseminar o gosto pela leitura”, explicou o escritor.
João acredita que seu pai continua sendo um grande incentivador da leitura para os jovens. “Eu acredito que meu pai tenha criado um incentivo à leitura muito importante num momento em que muitos jovens começaram a prática de leitura através de suas obras. Hoje, possivelmente o livro ‘Capitães da Areia’ é um dos que mais atinge jovens a partir de 13 anos”, disse.
O autor fez questão de expandir o elogio para além de Jorge Amado e enfatizou que todos os escritores têm um papel fundamental. “Eu acho que ele [Jorge Amado] tem um papel muito importante no incentivo à leitura, mas não só ele, os autores em geral têm. E eu acho que com todo o ingresso da coisa eletrônica as pessoas continuam lendo, e muitas vezes nem é em plataformas eletrônicas”, comemorou o escritor.