Entretenimento

Flipelô 2024 vai homenagear Raul Seixas

Evento acontece no mês de agosto

Ivan Cardoso/Divulgação
Ivan Cardoso/Divulgação

A edição 2024 da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) já tem data marcada e homenageado escolhido. Este ano, o evento vai prestigiar o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista baiano, Raul Seixas (1945–1989), entre os dias 7 e 11 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.

Raul foi escolhido devido a sua habilidade com as palavras, pois, desde a infância, desenvolveu uma paixão pelos livros. A importância está em revelar, especialmente para as novas gerações, o quanto a literatura significou para ele, contribuindo com o seu talento, libertando a sua mente para criar letras e harmonias únicas e muito criativas. 

"Eu queria ser escritor, feito Jorge Amado, vivendo de meus livros, escrevendo o dia todo, com uma camisa branca aberta no peito e cigarro caindo do lado", disse o homenageado em depoimento registrado no livro "Raul Seixas: Uma antologia (1992)", de Sylvio Passos e Toninho Buda.

Registros apontam ainda que, durante a adolescência, o "maluco beleza" passava horas na vasta biblioteca do pai, repleta de clássicos da literatura, e ali foi criando gosto também por escrever contos e histórias em quadrinhos, além de grandes poesias, que, musicadas, se tornaram canções até hoje lembradas pelo povo brasileiro. 

"Também igual a Jorge Amado, questionou as desigualdades sociais vigentes. Raul Seixas defendia uma sociedade alternativa, o que o levou a virar alvo da ditadura militar. Teve sua obra censurada, foi perseguido e exilado", reforçou Ângela, acrescentando que "suas palavras são contemporâneas e definem o Brasil de hoje: um país que segue em uma 'metamorfose ambulante'.", disse Ângela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.