Evento gratuito

Festival de Literatura recebe Russo Passapusso, Gerônimo e mais neste sábado 

Promovido pelo Salvador Shopping, o evento celebra os 40 anos do Axé e o aniversário de Salvador

Foto: Montagem PS Notícias | Divulgação
Foto: Montagem PS Notícias | Divulgação

A segunda edição do Festival de Literatura do Salvador acontece neste sábado (22), a partir das 14h, no Salvador Shopping. O evento gratuito conta com rodas de conversa, contação de história, palestra, stands de empreendedores locais e lojistas, apresentação teatral infantil e pocket show. Em um espaço montado no Estacionamento Externo – Piso L1, acesso Caixa Econômica. Além disso, será realizado shows de artistas como Russo Passapusso, Gerônimo e a escritora Paloma Amado.

O Festival

Nesta edição, o Festival celebra os 476 anos da capital baiana, comemorados no dia 29 de março, e traz como tema “Quem conta e canta a capital da Bahia”, celebrando também os 40 anos do Axé. O Festival, que tem como objetivo estimular o hábito da leitura, leva a assinatura e curadoria da jornalista Carmen Peixoto. O evento terá como mestre de cerimônia e mediador, o jornalista Eduardo Oliveira.

Na abertura do evento, o público vai conferir a apresentação “Vozes para o Axé”. Será um espetáculo músico-teatral e um Slam de Poesia produzidos e encenados pelos jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM. Nas intervenções, os jovens vão recitar, revisitar e contextualizar canções que fizeram sucesso nos 40 anos do Axé e na poesia de rua. Isso promoverá um encontro cultural e de gerações.

Mais sobre o evento

Depois, os visitantes podem participar de uma roda de conversa sobre “A Literatura no Processo Civilizatório e Cultural – A Importância da Literatura Soteropolitana”. Participarão os professores e escritores César Chagas (estudioso das obras de Jorge Amado), Rozana Pires e Joelma Queiroz. Além disso, no local, o grupo Stripulia realizará a contação da história “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Em seguida, a professora Helena Nascimento dará sequência ao evento com a leitura da obra “Pretinha de Ébano”.

Além disso, a escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado e Zélia Gattai, vai trazer o tema “Jorge Amado e Caymmi: literatura e música da Bahia”. Depois, o cantor, compositor e pesquisador Russo Passapusso, líder da banda BaianaSystem, vai conduzir o bate-papo “Entre letras e acordes: o caminho da criação na música e na literatura”. Discutirão diversas formas de expressão artística. Vão abordar técnica, emoção e narrativa, além dos desafios e particularidades de cada processo.

Shows

Ainda sobre canções e história da música, o cantor e compositor Gerônimo vai participar de uma roda de conversa. Estarão com ele o jornalista, poeta e compositor James Martins e o historiador Ricardo Carvalho. Para fechar a programação, o cantor Gerônimo sobe ao palco e apresenta os maiores sucessos em um pocket show. No local, serão montados stands com a venda de livros da Livraria Leitura e Boralê. Além disso, haverá a comercialização de pipocas gourmet e itens de papelarias personalizados produzidos por empreendedores baianos egressos do Instituto JCPM.

Marianna Muniz, gerente de Marketing do empreendimento, pontuou: “Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do evento. Temos o propósito de disseminar a importância da literatura. Queremos desenvolver a cultura baiana através da participação da juventude, dos novos talentos e de escritores locais. Inclusive em trazer nomes como Russo Passapusso, Gerônimo e Paloma Amado, que vão enriquecer demais a nossa programação”.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.