A primeira edição do Festival de Inverno de Morro do Chapéu, na Bahia, foi considerada um sucesso pela Prefeitura local. Isso porque a festa, que começou na última sexta-feira (5) e seguiu até a alvorada em homenagem ao aniversário do município, madrugada de segunda-feira (8), registrou uma participação de cerca de 60 mil pessoas. A movimentação financeira nos três dias da festa girou em torno dos R$ 5 milhões, de acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).
Com o objetivo de consolidar o evento no calendário oficial de festas da Bahia, a prefeita da cidade, Juliana Araújo, anuncia as datas da segunda edição do festival. Em 2023, moradores e turistas podem reservar os dias 04, 05 e 06 de agosto para curtir atrações durante dia e noite. “Sem dúvidas este evento veio para ficar. Ressaltamos a nossa cultura, a nossa história, a nossa essência e levamos muita alegria para moradores e turistas”, avaliou Juliana.
Durante os três dias, os participantes puderam conhecer, experimentar e adquirir produtos artesanais na Passarela das Flores e no circuito enogastronômico, em frente ao Mercado Cultural. No local, foram expostos óleos essenciais, defumados, orgânicos e vinhos. O mote do evento foi "sinta a magia de Morro do Chapéu".
“Morro do Chapéu vem se destacando por projetos vitivinícolas, com uma crescente produção de vinhos. O circuito enogastronômico veio como uma forma de potencializar nossa produção local e permitir que as pessoas conheçam o que estamos criando”, reiterou a prefeita.
O evento foi pensado para todo o tipo de público. A Rural Elétrica, por exemplo, apresentou artistas locais, que encantaram com suas produções autorais. Já para os curiosos pela ufologia puderam curtir a praça Porto Cristal (local do disco voador, inaugurado recentemente), que fica ao lado do local de realização do festival. Os que curtem adrenalina puderam aproveitar o rapel, trilhas, rios e cachoeiras que ficam no entorno da cidade.
A prefeita ressalta que o festival aumenta o potencial turístico da cidade, movimentando, significativamente, a economia do município. Prova disso é que a rede hoteleira alcançou 100% de ocupação no período do evento, além disso, houve um elevado percentual de casas alugadas na região.
“Para além de levar alegrias para todos, temos que reconhecer que o festival proporciona uma grande movimentação em nossa economia. Há uma cadeia produtiva grande envolvida. É o comércio, são os serviços, rede de hospedagem, alimentação, produção de eventos. E isso tudo gera emprego e renda para a nossa cidade”, explicou Juliana.
Artistas
O palco principal ficou por conta de grandes nomes da música brasileira, como Jorge Vercillo, Jau, Adão Negro, Solange Almeida, Targino Gondim, Dorgival Dantas, Toque Dez e Timbalada.
Denny Dennan, cantor da Timbalada, ressaltou o calor humano do povo da cidade. “Morro do Chapéu é uma terra muito acolhedora. O pessoal daqui é muito quente. Esse festival é, com certeza, o primeiro de muitos. No próximo ano, por favor, convide a gente”, brincou.
Jorge Vercillo destacou a beleza da Chapada Diamantina e disse que ficou curioso para voltar a Morro do Chapéu para conhecer mais atrativos turísticos da cidade. “No hotel a gente estava olhando as grutas, a cachoeira do Ferro Doido. Nós somos apaixonados por ecoturismo, eu conheço a Pratinha, Pai Inácio, Poço Azul, Cachoeira do Mosquito, Buracão. Eu conheço muita coisa da Chapada, e faltava realmente o Morro do Chapéu”, salientou.