Entretenimento

Festa Literária Arte e Identidade realiza oficina de Práticas Pedagógicas Afrocentradas

Voltada para educadores de escolas públicas, a oficina aborda a educação afrocêntrica para promoção da experimentação literária, com inscrições até o próximo dia 20.

Divulgação
Divulgação

O prazo de inscrições para a oficina formativa “Literatura e Práticas Pedagógicas Afrocêntricas em Sala de Aula”, que acontece como parte da programação da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, vai até a próxima terça-feira (20).

Destinada a educadores de escolas públicas, o encontro será conduzido pela doutoranda em Educação e Contemporaneidade Taisa Ferreira no dia 28 de agosto, 19h30, por videoconferência.

A oficina convida os participantes a explorar de forma didática e prática a leitura e a educação afrocêntrica como ferramentas para reorientar o currículo, com discussões e estratégias para promover a experimentação literária. O resultado das inscrições será divulgado no dia 22 de agosto.

A oficina formativa “Literatura e Práticas Pedagógicas Afrocêntricas em Sala de Aula” não é a única atividade que antecipa a programação da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que acontece de 19 a 21 de setembro no Pelourinho. Amanhã (15), também será realizada a oficina de Escrita Criativa com o poeta Evanilson Alves no Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano.

A escola contemplada para receber a oficina de escrita criativa foi selecionada pela curadoria pedagógica entre as instituições inscritas no Concurso “Versos de identidade”, que visa promover a escrita, a criatividade e o pensamento crítico de estudantes do Ensino Médio da rede pública. A etapa final do Concurso ocorre durante a programação da 4ª edição da Festa Literária Arte e Identidade, que inclui apresentação das obras e a premiação dos textos vencedores.

“Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros” é o tema da atual edição da Festa Literária Arte e Identidade, que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.