Entretenimento

Fernanda Montenegro viverá personagem negra nos cinemas; entenda

Atriz viverá “Vitória”, senhora negra que gravou sozinha e denunciou tráfico de drogas em Copacabana.

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Fernanda Montenegro está de volta aos cinemas com o filme "Vitória", que tem lançamento previsto para agosto deste ano. Ela viverá a protagonista mas, ao invés da expectativa dos fãs como de costume, a artista tem sido alvo de críticas.

Após a divulgação do primeiro material do audiovisual, os internautas repudiaram a escolha da atriz pois, Vitória é na verdade Joana Zeferino da Paz, uma senhora negra de 80 anos que filmou e denunciou sozinha a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. A direção do filme está sendo acusada de tentar embranquecer a história.

A história real ganhou notoriedade em 2005 e, na época, Joana precisou viver em anonimato forçado até sua morte, em 2023, para sua segurança. Na verdade, o que a senhora queria era ser reconhecida pela sua história.

Desde que seu caso foi revelado pela imprensa, Joana foi rebatizada como Vitória e introduzida no programa de proteção a testemunhas. Ela morreu aos 97 anos.

Além de ser interpretado por uma atriz branca, o nome de Joana também será trocado na trama. Ela se chamará Josefina. Sua naturalidade também será escondida pois, de alagoana, ela será mineira.