O ator Oh Yeong-Su, de 80 anos, foi sentenciado na última quinta-feira (3) a um ano de prisão por assédio sexual. O artista ficou conhecido no Brasil após interpretar o jogador 001 na série Round 6.
O crime aconteceu em 2017, quando o ator estava em um teatro, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. A vítima, que fazia parte da mesma companhia de teatro do idoso, declarou que ele teria abraçado e beijado ela no rosto.
O caso
A vítima apresentou a denúncia inicial em 2021, e o caso foi encerrado no mesmo ano. Contudo, em 2022, ela fez uma apelação, o que reabriu o caso no Ministério Público de Suwon.
Na época do primeiro julgamento, a juíza Jeong Yeon-ju disse para a AFP que os registros da vítima e suas alegações eram “consistentes e parecem ser declarações que não podem ser feitas sem realmente vivenciá-las”.
O tribunal também acrescentou que “o que está escrito no diário da vítima e no relatório de aconselhamento da vítima após o incidente coincide bastante com os detalhes deste caso”.
Em 2024, condenaram Yeong-Su a oito meses de prisão, mas um julgamento do recurso do ator adiou a punição.
Uma nova audiência foi feita na última quinta (3), quando a divisão responsável pelo julgamento negou a apelação da defesa realizada após a decisão inicial do juiz, que ocorreu em primeira instância em março de 2024.
A promotoria afirmou que “o réu é um veterano que atua no mundo do teatro há 50 anos, e este é um caso grave de assédio sexual contra uma jovem atriz promissora que acabava de entrar no mundo do teatro […] O réu sabia que a vítima não seria capaz de falar sobre os danos que havia causado devido à sua falta de posição ou conexões no mundo do teatro”.
Os advogados de Yeong-Su negaram a acusação de assédio. Anteriormente, Oh explicou que a situação era, na verdade, um mal-entendido, afirmando que ele apenas segurou a mão da mulher para guiá-la ao redor de um lago.
“Eu pedi desculpas porque a pessoa disse que não faria um escândalo sobre isso, mas isso não significa que eu esteja admitindo as acusações”, declarou.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.