Entretenimento

Espetáculo 'Ybyrá' acontece na Sala do Coro do TCA até setembro

Peça celebra raízes que nutrem sentimentos de brasilidade.

Divulgação
Divulgação

Celebração poética à resistência e à permanência da diversidade étnico-racial e cultural que aflora no território brasileiro, o espetáculo YBYRÁ estreia no dia 30 de agosto, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

A peça, que segue em cartaz até o dia 08 de setembro, é apresentada de sexta a domingo, sempre às 20h. Com ingressos a preços populares (R$30 e R$15), disponíveis na plataforma Sympla e na bilheteria do TCA, o espetáculo garante acessibilidade com audiodescrição às sextas-feiras e interpretação de libras em todas as sessões.

Construído a partir de um levantamento de narrativas pessoais, YBYRÁ narra histórias reais de brasileiras e brasileiros, embebidas em confluências e encantamentos, efó e ybytu (sopro e vento). Sob a direção do premiado encenador Guilherme Hunder, os artistas Caboclo de Cobre, Edu Coutinho, Hiago Ruan e Queisy, que também são responsáveis pela coleta dos relatos, conduzem o público por uma construção sensível que explora as variadas formas de ser, estar e viver do povo brasileiro.

“Ybyrá é um ponto de confluência entre saberes, ciências e vivências. O espetáculo busca perceber no nosso cotidiano, no nosso imaginário e na nossa memória, a persistência dos traços étnicos que permeiam nossas vidas enquanto ancestralidade”, contextualiza o ator Caboclo de Cobre, também um dos idealizadores do projeto, ao lado de Queisy e Edu.

No espetáculo, a comida, a fé e o encontro são temas marcantes. Surgidos com intensidade nos relatos coletados no processo de tecelagem da dramaturgia, esses elementos refletem aspectos fundamentais, não somente dos modos de enxergar a vida, mas da pluralidade dos imaginários brasileiros. A comida emerge como referencial simbólico de herança cultural e laços comunitários, frequentemente associada à fé e/ou manutenção da memória.