Entretenimento

"É um desafio, especialmente em Salvador", diz Aldri Anunciação sobre adaptação de Djamila Ribeiro

O espetáculo permanece em cartaz até este domingo, no no Teatro do Instituto Goethe

Reprodução Youtube
Reprodução Youtube

A história do livro “Pequeno Manual Antirrasista” de Djamila Ribeiro, ganhou os palcos de Salvador neste mês de março. O responsável pela adaptação do texto para o teatro é o diretor, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador de TV Aldri Anunciação. A peça, em cartaz até este domingo (31), no Teatro do Instituto Goethe, no Corredor da Vitória, é a primeira adaptação da obra, que já ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas.

No monólogo, a atriz Luana Xavier, traz a questão racial e a luta contra o racismo estrutural e individual como mote, o que, segundo Aldri Anunciação, que também dirige a peça, torna o  tema ainda mais sensivel aos baianos.  Em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Salvador Fm, o artitas deu spoiler dos desafios. 

 “É importante você ter um olhar atento, principlamente em Salvador, para os acontecimentos sociais. E meu maior desafio foi transformar 11 capiulos, com dicas para combater o racismo, em um história. Esses debates sobre questões raciais estão em nosso contidiano, entao, cada passo contribui para a conscientização e a luta contra o racismo na sociedade”, explicou.

Com retorno marcado para o segundo semestre, a peça traduz as dicas em única personagem, a professora de ensino médio Bell , que vê sua aula subitamente interrompida quando uma misteriosa e violenta manifestação irrompe fora da escola, em uma comédia dramática que traz uma reflexão importante, a temática também marca outras obras de Aldri.

Autor também do espetáculo “Namíbia, Não!”, que deu origem ao filme Medida Provisória, explicou também qual a responsabilidade da arte para o futuro. “Quando a gente pensa no futuro, a gente sempre quer o melhor, mas pra dar esses avanços, é sempre improtante ouvir nossos erros, acertos, nosso passado e ancestrais”, disse.