No Mês Internacional da Dança, o Teatro Castro Alves (TCA) apresenta em seu “Domingo no TCA”, no dia 10 de abril, o espetáculo “Cura”, da Cia. de Dança Deborah Colker. Com duas sessões de sua turnê nacional agendadas para este final de semana na casa, a inclusão neste projeto público amplia o acesso à mais nova montagem desta que é uma das mais aclamadas companhias de dança do país, nacional e internacionalmente.
Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e são vendidos apenas no dia do evento, no local, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro.
Através da dança, “Cura” trata de ciência, fé, da luta para superar e aceitar limites, do enfrentamento à discriminação e ao preconceito. Deborah Colker concebeu este projeto em 2017, inspirada na busca pela cura de Theo, seu primeiro neto, que tem epidermólise bolhosa distrófica recessiva. Mas foi só no ano seguinte, com a morte de Stephen Hawking, que ela definiu suas inspirações: Hawking, Theo, Jesus Cristo, Leonard Cohen e Obaluaê.
Carlinhos Brown assina praticamente toda a trilha, cantada em português, iorubá e em aramaico. Os 14 bailarinos também cantam, em hebraico e em línguas africanas.
A dramaturgia é assinada pelo rabino Nilton Bonder, e a cenografia é do diretor de arte Gringo Cardia. Nos figurinos de Claudia Kopke, as pernas podem ter estilos bem diferentes, traduzindo o desequilíbrio que é um dos nortes do espetáculo. As apresentações contam com audiodescrição.
O espetáculo é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministérios do Turismo. “Cura” também conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura. As sessões em Salvador têm apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves.