Entretenimento

Dança é celebrada em festival nesta sexta, na capital baiana

A 15ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional estreia amanhã (29)

Divulgação
Divulgação

Para ser um espaço de celebração da dança e da arte, a 15ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional estreia nesta sexta-feira (29), no Teatro Vila Velha, em Salvador. O evento é gratuito e será transmitido de forma híbrida. 

A abertura do festival acontece às 18h, no próprio Vila, com a  exibição presencial de “Somewhere at the Beginning “, espetáculo solo da dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny. Já a versão online será  às 20h,  no palco virtual Stage Pluss.

Além disso, a abertura contará também a exposição VIVADANÇA, uma releitura da identidade visual de edições anteriores, concebida pelo multi artista baiano Pedro Gaudenz a partir de fotografias de João Milet Meirelles, Márcio Lima e Tiago Lima. A curadoria é da própria Cristina e a mostra fica em cartaz até 08 de maio no Shopping da Bahia.

De acordo com Cristina Castro, coreógrafa e diretora-geral do VIVADANÇA, o festival quer ser um espaço de conexão com artistas da dança, estimular e fomentar novos talentos, além de colocar a Bahia na rota de eventos culturais internacionais. “A missão do festival é criar um espaço de visibilização e conexões para a dança, tanto para alavancar o mercado quanto para mostrar novas tendências. A Bahia é um celeiro de muitos talentos da dança e isso faz com que a gente seja um lugar muito especial de convergência de artistas”, pontua Castro.

Outra atividade do festival é o seminário Brasil-África-Brasil, que acontece dia 2 de maio, tem coordenação do bailarino e coreógrafo paulista Rui Moreira e vai enfocar a África e as africanidades pelo prisma da formação artística no campo da dança.

A programação completa do festival pode ser conhecida no site oficial do festival. O projeto é uma realização da Baobá Produções Artísticas e foi selecionado pelo Edital Eventos Calendarizados, com apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.