Na primeira edição do Culinária Musical em 2024, o Afrochefe Jorge Washington vai receber o cantor Aloísio Menezes como atração principal e terá Jorge Riba, diretamente de Recife, como convidado especial. A largada do ano será dia 7 de janeiro, a partir das 12h, na Casa do Benin (Pelourinho).
Conhecido por seu timbre grave e potente na ala de canto do Cortejo Afro, Aloísio Menezes encantará o público com releituras de clássicos da música afro-brasileira, além de canções autorais. Tem dentre seus trabalhos o CD Xirê Reverb – HB Tronix, produzido em 2012 pelo músico paulista Guga Stroiter. O álbum foi indicado ao 24º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Regional Grupo.
Com 30 anos de carreira artística dedicados ao desenvolvimento e reconhecimento da cultura afrodescendente no estado de Pernambuco, Jorge Riba, sócio fundador dos primeiros afoxés de Recife, e um dos primeiros compositores de músicas para
estas agremiações, foi um dos maiores incentivadores à criação dos blocos de samba, afros e afoxés do estado.
E pra começar o ano no clima tradicional de muita alegria do Culinária e delícias, o Afrochefe vai preparar sua famosa Moqueca de Carne e seu apreciado Arrumadinho de Fumeiro. Terá ainda Moqueca de Banana da Terra pra quem não consome proteína animal.
Convergindo linguagens, o domingo também terá literatura negra, com tarde de autógrafos da escritora e cantora, Claudya Costta, que lançará seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”. Na obra, Ayana aprende com a avó sobre a história da Lagoa do Abaeté e a cultura afro-baiana. Fazendo a sua estreia como escritora, o livro foi lançado pela Editora Malê e conta com ilustrações de Quezia Silveira, que deu o tom equivalente do texto em linhas e cores com mensagens de ancestralidade, representatividade e pertencimento.
A edição contará ainda com o Cantinho da Empreendedora, com exposição de telas de Léia Kepherah que representam os Orixás.