Entretenimento

Culinária Musical inicia 2024 com Aloísio Menezes

Convidado especial, Jorge Riba, vem de Recife (PE) para um duo afro na Casa do Benin

Divulgação
Divulgação

Na primeira edição do Culinária Musical em 2024, o Afrochefe Jorge Washington vai receber o cantor Aloísio Menezes como atração principal e terá Jorge Riba, diretamente de Recife, como convidado especial. A largada do ano será dia 7 de janeiro, a partir das 12h, na Casa do Benin (Pelourinho).

Conhecido por seu timbre grave e potente na ala de canto do Cortejo Afro, Aloísio Menezes encantará o público com releituras de clássicos da música afro-brasileira, além de canções autorais. Tem dentre seus trabalhos o CD Xirê Reverb – HB Tronix, produzido em 2012 pelo músico paulista Guga Stroiter. O álbum foi indicado ao 24º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Regional Grupo.

Com 30 anos de carreira artística dedicados ao desenvolvimento e reconhecimento da cultura afrodescendente no estado de Pernambuco, Jorge Riba, sócio fundador dos primeiros afoxés de Recife, e um dos primeiros compositores de músicas para
estas agremiações, foi um dos maiores incentivadores à criação dos blocos de samba, afros e afoxés do estado.

E pra começar o ano no clima tradicional de muita alegria do Culinária e delícias, o Afrochefe vai preparar sua famosa Moqueca de Carne e seu apreciado Arrumadinho de Fumeiro. Terá ainda Moqueca de Banana da Terra pra quem não consome proteína animal. 

Convergindo linguagens, o domingo também terá literatura negra, com tarde de autógrafos da escritora e cantora, Claudya Costta, que lançará seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”. Na obra, Ayana aprende com a avó sobre a história da Lagoa do Abaeté e a cultura afro-baiana. Fazendo a sua estreia como escritora, o livro foi lançado pela Editora Malê e conta com ilustrações de Quezia Silveira, que deu o tom equivalente do texto em linhas e cores com mensagens de ancestralidade, representatividade e pertencimento.

A edição contará ainda com o Cantinho da Empreendedora, com exposição de telas de Léia Kepherah que representam os Orixás.