3 décadas de sucesso

Compadre Washington e Beto Jamaica revelam segredos para 'segurar o Tchan' após mais de 30 anos

Em entrevista ao Portal PSNotícias, os vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington falaram sobre os desafios de se reinventar

Foto: Rafaela Maynard/PSNotícias
Foto: Rafaela Maynard/PSNotícias

“Segure o Tchan, amarre o Tchan, segure o Tchan, tchan, tchan, tchan, tchan.” O trecho do clássico do É o Tchan é mais do que um hit: tornou-se um patrimônio da música brasileira. O canção marcou gerações e até hoje continua no repertório do grupo baiano, que já soma mais de 30 anos de história. Mas, afinal, como segurar o Tchan por tanto tempo?

Em entrevista ao Portal PSNotícias nesta terça-feira (7), durante participação no programa Buxixo, da Piatã FM, os vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington falaram sobre os desafios de se reinventar.

“O público do Tchan renova a gente. A cada dia que passa, a gente está ganhando adeptos. Já estamos na quarta geração. Como as nossas músicas antigas, os avós, os tios, as mães, as tias, ensinaram a eles e a gente está trazendo as coisas novas também que já estão nessa história, né?”, contou Beto Jamaica.

Para os artistas, a presença nas redes sociais é essencial para manter o contato com o público mais jovem. Segundo eles, plataformas como o TikTok ajudam a modernizar o trabalho e a ampliar o alcance da banda.

“A gente está dentro do TikTok que são as coisas mais novas. O Tchan também sempre se atualizou. Então, essas músicas novas que a gente está fazendo também, estão fazendo muito bem a essa galera e a gente está muito feliz”, acrescentou Jamaica.

A maratona de verão do É o Tchan começa oficialmente no dia 16 de janeiro, na Lavagem do Bonfim, com um show no Clube dos Oficiais. A banda promete manter o ritmo intenso até março, com apresentações por todo o Brasil, incluindo os festejos de Carnaval.

“Temos quinta-feira de Carnaval no Bloco Pagode Total. Temos trio elétrico do Estado, Prefeitura, temos camarotes e temos outros shows pelo Brasil”, detalhou Compadre Washington.

Em meio a tantos sucessos que marcaram as últimas três décadas, o É o Tchan continua investindo em músicas coreografadas. A aposta para o verão deste ano é o hit “Sequência de Jogadinha”.

‘Sequência de Jogadinha’ acho que chegou forte. Ronaldinho Gaúcho dançou, Michel Teló, Péricles, tá todo mundo dançando e a gente fez uma coisa assim muito legal nessa música, que é uma homenagem muito grande à Luiz Caldas, né? Que é praticamente o rei do axé e nós também estamos fazendo uma homenagem aos 40 anos do axé”, explicou Beto Jamaica.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.