Entretenimento

Ciclo de cinema traz a Salvador exibição de obras de diretoras de língua espanhola

Exibição, inédita e gratuita, é uma iniciativa do Instituto Cervantes

Montagem | Divulgação
Montagem | Divulgação

Salvador será palco, de maneira inédita e gratuita, do Ciclo de Cinema "Espaço Feminino. Pioneiras Modernas", com uma seleção de filmes dirigidos e produzidos por cineastas de língua espanhola. 

A exibição das obras audiovisuais acontece nos dias 20 e 21 de setembro e é uma iniciativa do Instituto Cervantes Salvador e acontece na Sala Walter da Silveira, nos Barris, com entrada gratuita. 

Nesta edição, o ciclo de cinema apresenta um programa dedicado a várias diretoras que podem ser consideradas pioneiras modernas pelo seu compromisso com temas que continuam atuais, como feminismo, luta por igualdade e contra a violência de gênero. A mostra contempla produções da Espanha, Venezuela, Uruguai e México.

A programação começa, na sexta-feira (20), com a exibição dos longas-metragens "Tanta agua" (2012), de Ana Guevara e Leticia Jorge, e "Onde o cheiro do mar não chega" (2010), um filme de Lilian Rosado González. "Tanta agua" foi selecionado e premiado nos principais festivais internacionais de cinema, entre eles Berlim, Guadalajara e Miami. 

No sábado (21), a programação começa com "Cinzas eternas" (2006), longa venezuelano de Margarita Cadenas, e segue com "Zhao" (2008), de Susi Gozalvo. A programação será encerrada com a exibição de três curtas: "Alegre e olé", "Harta" e "Hondarrak".

O Ciclo de Cinema 'Espaço Feminino. Pioneiras Modernas' já passou por Belgrado, na Sérvia, e São Paulo, no Brasil. A mostra de filmes também deve desembarcar em Hamburgo, na Alemanha, ainda este ano. Mais informações podem ser conferidas através deste link.