Às vésperas do dia da Consciência Negra, o cantor Bruno Barroso promove o lançamento de sua música e videoclipe Gato Preto. A estreia do single nas plataformas digitais é celebrada, presencialmente, nesta sexta-feira (19), às 20h, no Malembe, no Santo Antônio Além do Carmo. No dia seguinte, a partir das 11h, o videoclipe pode ser conferido através do canal do cantor no Youtube.
Na crença popular, o gato preto é considerado um símbolo de má sorte, mas ele ganha um novo significado na letra de Barroso: o de valorização da beleza negra. A obra nasce dessa força e afirmação, para expressar uma estética que valoriza a ancestralidade e estimula o empoderamento da negritude. A composição visual do álbum e do videoclipe é construído enquanto uma crítica aos padrões e convenções raciais e sexistas imposto pela grande indústria.
Em março de 2021, Bruno Barroso estreou seu trabalho autoral com a música Pelas Sementes, uma canção que traz na letra a atmosfera de Salvador e a ancestralidade africana, numa relação simbiótica com a natureza. Entretanto, sua carreira se iniciou em 2018, quando virou residente no Projeto Encontro da Cultura, no Teatro Eva Herz. No ano seguinte, junto com a banda Ligação 70, ele cantou no Grito de Carnaval do Aconchego da Zuzu. A parceria deu tão certo, que em 2020, eles repetiram a dose e o cantor fez sua estreia no carnaval baiano ao cantar no palco da Praça Pedro Arcanjo.