Entretenimento

Camarote Expresso homenageia 50 anos do disco Expresso 2222 e retorna ao Edifício Oceania

O Expresso 2222 retorna ao Edifício Oceania e vai homenagear os 50 anos de lançamento do álbum Expresso 2222

Divulgação
Divulgação

Na volta do Carnaval de Salvador, após dois anos de pandemia, o Expresso 2222 retorna aos trilhos e segue viagem rumo ao circuito Barra-Ondina. Em 2023, a locomotiva de Flora e Gilberto Gil celebra, entre 17 e 21 de fevereiro, sua 23ª edição em 25 anos de existência. 

O Expresso 2222 retorna ao Edifício Oceania e vai homenagear os 50 anos de lançamento do álbum Expresso 2222, uma referência da Música Popular Brasileira que marcou o retorno de Gilberto Gil ao Brasil, após o exílio de três anos em Londres. 

Quinto álbum de estúdio do cantor e compositor baiano, lançado em julho de 1972, a faixa-título tornou-se um hino e, antes mesmo de dar nome ao camarote, foi usada para batizar um trio elétrico comandado por Gil. 

LEIA TAMBÉM:

 

Em outubro de 2007, a revista Rolling Stone Brasil divulgou uma lista dos 100 maiores discos da música brasileira, na qual o álbum ficou na 26ª posição. O Expresso 2222 faz também referência ao trem usado por Gil para sair da cidade de Ituaçu, município do sudoeste baiano onde ele viveu sua infância, e voltar a Salvador, onde havia nascido. 

Este ano, o espaço é apresentado pela empresa brasileira de delivery iFood, patrocinadora máster. A Coca-Cola, a Diageo, a operadora de cartões ELO, a cerveja Estrella Galicia e a Tenys Pé Baruel também patrocinam o camarote. 

Festa em família

Primeiro camarote exclusivo para convidados da maior festa popular do mundo, o Expresso 2222 funcionará todos os dias de carnaval das 15h às 03h. Além do casal Flora e Gilberto, a família Gil estará presente nos cinco dias de celebração, recebendo os amigos e capitaneando o som. O palco da festa será comandado pela cantora Mariá Pinkusfeld, cantora do Monobloco. 

Na sexta-feira (17), Mariá e a Banda 2222, formada por Tito Oliveira, Alex Mesquita, Giroux Wanziler, Pedro Fonseca, Caio Oliveira e Luan Costa, recebem Illy para a abertura dos festejos, que foi a mestre de cerimônia do Expresso em 2020. 

Margareth Menezes, Afrocidade e Márcia Castro são algumas das atrações da programação, que contará ainda com os DJs Libre Ana, Lorde Breu, Pivoman, Ubunto, Kevin e Fresh Prince. O DJ Residente Raiz se apresentará nos intervalos entre os sets.

Todas as apresentações serão exibidas em telões voltados para a rua, o que vai possibilitar ao folião que curte o circuito Barra-Ondina pegar uma carona no Expresso 2222 e partilhar dessa alegria em família.