O bloco carnavalesco Fogueirão Samba de Roda promete arrastar uma multidão no Campo Grande no primeiro dia do Carnaval de Salvador deste ano. Com o tema Toques e Cantos dos Engenhos ecoam no mundo, o bloco fará uma homenagem aos bairros Engenho Velho de Brotas e Engenho Velho da Federação
“O objetivo é prestar homenagens a estes dois bairros de Salvador e levar para a avenida a contribuição histórica destas comunidades através do Candomblé, do Afoxé, do Samba Junino, do Pagode e do Axé além de fortalecer e difundir cada vez mais nossa cultura”, afirma o cantor, compositor e fundador do bloco, Jorge Fogueirão.
Assim, para animar os foliões, o bloco irá contar com as apresentações musicais de Jorge Fogueirão, Paparicco, Renato da Rocinha, Dinho Comunidade e Alan Dudu já na tradicional quinta-feira do Samba, 27 a partir de nove horas da noite na avenida.
“Eu tenho uma música no samba junino que é a mais tocada hoje no período junino. É a música Samba do Meu Coração, que no último São João, ela foi escolhida como a melhor música de samba junino. Esse carnaval estou apostando em uma música temática para bloco de Samba, que nunca aconteceu né? O bloco de samba ter um tema e explorar a música. Então estou com a música que é a Sonoridade Ancestral” acrescenta o cantor e compositor.
Nesse sentido, os foliões que quiserem acompanhar o bloco, podem adquirir a fantasia no quiosque Samba Vivo localizado no piso L4 do Shopping Piedade, no salão Irmãs de Valdir no Shopping Vasco da Gama ou através dos telefones 71987467266 e 719183629.
“O tema vem retratar promover, difundir e preservar a história passada deste espaço sagrado do povo preto e sua contribuição para a construção da música, do entretenimento e lazer, o legado educacional e fonte de inspiração de duas localidades de Salvador que mais contribuíram para o cenário cultural desta cidade. Vamos citar os nomes das celebridades, os templos, as construções imponentes e os caminhos que tornaram estas localidades identidade contributiva para o presente. Além da musicalidade, estaremos retratando em painel de Led, instalado no Trio elétrico imagens e momentos épicos contados por meio de imagens para promover a divulgação do tema para que o mesmo sirva como fonte de pesquisa e possa promover a transformação social do povo negro de Salvador”, completa Jorge Fogueirão.
Sobre Jorge Fogueirão
(Jorge Oliveira dos Santos), músico, sambista, nascido no bairro da Vasco da Gama ano de 1974, desde cedo envolvido com o meio cultural e hoje atua como, compositor, cantor, carnavalesco e produtor cultural e musical. No início de sua adolescência, entre os 12 e 13 anos, despertou o interesse pela música em especial pelo samba junino e samba de roda.
Embalado pelo surgimento do Samba Junino nos anos 70 e 80, que se firmaram em bairros como o Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina, se afirmou no nesse movimento como cantor, compositor e percussionista.
Em 1987, funda com um grupo de amigos o Samba Fogueirão, inicialmente voltado para os festejos juninos com a vertente do Samba Junino. Assim, realiza até a atual data participação em eventos festivais juninos e Arraia do Fogueirão, sempre no período das festas juninas.
Sobre o Samba Fogueirão
O Fogueirão surge no ano de 1987, impulsionado pelo Samba Junino no Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho de Federação, Liberdade, Nordeste de Amaralina. O movimento surgiu no final dos anos 60, dando identidade a grupos de percussão e músicos das festas de largo.
Muitos dos atuais dirigentes e fundadores dos Blocos Afro e Samba tiveram relações diretas com o Samba Junino, antes do surgimento do 1ª bloco Afro. Eles atuaram tocando os mais variados instrumentos de percussão disponíveis no período e até mesmo fundadores.
Todavia, desde o surgimento, a jornada do Fogueirão o levou a ser um representante local e comunitário. Ele passou a realizar eventos da cultura afro baiana e, em 2008 garantiu do legado da ancestralidade africana com o Samba Junino. No carnaval está posicionado como bloco desde o ano de 2008 com atração “Banda Fogueirão”.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.