O ator Will Smith foi banido por 10 anos de qualquer evento organizado pela Academia do Oscar, após dar um tapa ao vivo no humorista Chris Rock por piada sobre a sua mulher. O caso aconteceu na 94ª edição do maior prêmio de cinema do mundo, realizado em março.
Ou seja, o astro segue com o seu prêmio, recebido na edição deste ano pelo papel em "King Richard: Criando Campeãs", e ainda poderá concorrer a outras estatuetas. Entretanto, ele está proibido de comparecer a qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
"O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar", diz nota apresentada pelo presidente da Academia, David Rubin.
Will Smith era membro da Academia desde 2001, apenas cinco anos após sua estreia com "Independence Day".
Confira a carta completa:
"A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.
Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito.
Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.
Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.
Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.
Obrigado,
David Rubin"