O grave acidente que o ator Kayky Brito se envolveu, no início de setembro, foi cercado por polêmicas, sobretudo acerca da sua amizade com Bruno De Luca. O apresentador presenciou a cena e foi julgado por internautas por não ter ajudado o amigo e até indiciado por omissão de socorro.
Neste domingo (5), De Luca utilizou as redes sociais para detalhar, pela primeira vez, o ocorrido. Segundo ele, presenciar o acidente teria afetado o seu discernimento e coerência, o que resultou em uma amnésia dissociativa. Em entrevista ao Portal Salvador FM, a psicóloga Edivaneide Oliveira explicou o transtorno e como ele costuma surgir.
“Trata-se de uma incapacidade de recordar informações autobiográficas importantes, geralmente de natureza traumática ou estressante, incompatível com o esquecimento normal. É possível que ao presenciar eventos traumáticos ou com um nível elevado de estresse, momentos depois, a pessoa tenha dificuldades de recordar os fatos ocorridos”, explicou.
Segundo Edivaneide, esse tipo de amnésia costuma ser causada após a experiência de um evento traumático ou estressante, e atinge uma parcela pequena da população.
“A prevalência em 12 meses da amnésia dissociativa entre adultos de um estudo de uma pequena comunidade nos Estados Unidos foi de 1,8% (1,0% para homens; 2,6% para mulheres)”, concluiu.