Empregos

Indústria de carros responde por mais de 50% dos empregos do Polo

Ao todo, o Polo Petroquímico possui 15 mil empregos diretos e outros 30 mil indiretos

NULL
NULL

Na Ford Bahia, 72% da produção de carros abastece o mercado interno (Foto: Sergio Figueiredo/Divulgação)

A produção de automóveis desponta como um dos principais motores da economia baiana. De acordo com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), no Polo Petroquímico, principal complexo industrial da América Latina, a fabricação de carros responde por mais de 50% dos empregos diretos do lugar.

Além da fábrica da Ford, que emprega 7.680 pessoas – 5.082 na própria empresa e 2.598 em parceiros – estão sediadas no complexo unidades das fabricantes de pneus Continental e Bridgestone que, juntas, são responsáveis por cerca de três mil postos de trabalho. Segundo a Cofic, ao todo, o Polo Petroquímico possui 15 mil empregos diretos e outros 30 mil indiretos.

Para o superintendente de Comunicação da Cofic, Érico Oliveira, a chegada da indústria automotiva em Camaçari foi um marco na história do município, uma vez que diversificou a produção e alavancou os investimentos. 

“O segmento automotivo elevou a oferta de empregos para a região, sobretudo para as cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, abrindo espaço para um importante ramo gerador de trabalho e renda. E o fato de a maioria das pessoas morar no entorno do complexo mudou o parâmetro econômico da região”, diz Oliveira.

Atualmente, além da montadora, a Ford mantém em Camaçari uma das suas fábricas de motores e atraiu grandes indústrias correlatas. “A Ford é um complexo dentro do complexo de Camaçari, pois agrupa parceiros que trabalham em conjunto para produzir cerca de 250 mil carros por ano”, completa.

(Correiio) (AF)