Depois de uma semana cheia de notícias sobre uma suspeita de fraude no concurso para servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o certame aconteceu normalmente na manhã deste domingo (29). 72.066 candidatos estão inscritos no exame. Pela manhã, as provas são para os cargos de nível médio. Já à tarde, a seleção é para candidatos de nível superior.
Apesar da realização do concurso, candidatos disseram não estar confiantes com a segurança da prova. A Polícia Federal da Bahia vai atuar durante o concurso, a fim de evitar qualquer tipo de trapaça.
Candidatos na chegada na Escola Politécnica, um dos locais de prova na Federação
(Foto: Bruno Wendell/CORREIO)
O Trânsito pesado foi um problema para os concurseiros na Federação, bairro onde estão situados alguns campi da universidade e provas são realizadas. Concurseiros também reclamaram das poucas linhas de ônibus circulando na capital na manhã deste domingo.
Entenda as suspeitas
Em seis meses, o período de inscrição para concorrer a uma vaga como servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi adiado duas vezes. Praticamente um ano e dois meses se passaram entre a publicação do edital e a data da prova.
O edital prevê salários entre R$ 1.945,07 e R$ 4.180,66, além de benefícios. As oportunidades são destinadas aos Campi da UFBA de Salvador e Vitória da Conquista.
No último fim de semana, surgiram as primeiras informações sobre uma suspeita de fraude nas redes sociais e nos grupos para compartilhar material de estudo.
A Polícia Civil da Paraíba apontava que uma organização criminosa daquele estado fraudou o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco – e, entre as provas, indícios e conversas interceptadas que indicavam que a mesma fraude seria cometida daqui a alguns dias, na prova da Ufba, em Salvador.
Correio////AF/////