Eleições 2024

'Voto envergonhado' e eleitores indecisos podem levar Pablo Marçal ao segundo turno em São Paulo; entenda

Desde o início da campanha, Marçal tem se envolvido em uma série de polêmicas

Reprodução/Instagram @pablomarcalporsp
Reprodução/Instagram @pablomarcalporsp

Em meio ao empate triplo entre Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), conforme vem apontando a maioria das pesquisas divulgadas à Prefeitura de São Paulo, o ex-coach pode ir ao segundo turno do pleito devido a pelo menos dois fatores.

De acordo com o Estadão, o chamado “voto envergonhado” — impulsionado pelo estilo agressivo adotado por Marçal na campanha e o elevado número de eleitores indecisos aumentam as chances de subnotificação nas intenções de voto do ex-coach, uma vez que os eleitores poderiam não estar declarando apoio abertamente a ele.

A menos de duas semanas das eleições, os institutos de pesquisa têm mostrado que, no cenário espontâneo — no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores — há um elevado número de eleitores indecisos na cidade de São Paulo. O último levantamento da Quaest, divulgado em 24 de setembro, apontou que 46% dos eleitores ainda não declararam voto em nenhum dos candidatos.

Desde o início da campanha, o membro do PRTB tem se envolvido em uma série de polêmicas. A mais recente envolveu sua expulsão do debate realizado pelo Grupo Flow na segunda-feira, 23, seguida pela agressão de seu assessor ao marqueteiro da equipe de Ricardo Nunes (MDB) no mesmo evento.

Em entrevista à publicação paulista, Yuri Sanches, diretor de política do Instituto AtlasIntel, explica que a dinâmica realizada pela empresa é uma das razões pelas quais Marçal tende a se sair melhor em levantamentos que utilizam metodologias de coleta de dados online, onde os entrevistados se sentem mais à vontade para expressar suas verdadeiras preferências.

O pesquisador da Quaest, Frederico Pereira, acrescenta que, além de ter um perfil que favorece o voto envergonhado, Marçal se destaca por sua forte presença nas redes sociais, o que lhe confere uma maior capacidade de atrair e engajar o eleitorado indeciso na reta final das eleições, em comparação com os demais candidatos.

Ele ressalta ainda que é provável que parte desse voto envergonhado esteja entre os indecisos, tornando este grupo fundamental para definir quais candidatos irão para o segundo turno.