Mais de 4,5 milhões de baianos já baixaram o aplicativo e-Título, oferecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a terça-feira (24), 334.189 eleitores no estado realizaram registros na plataforma, que está disponível nos sistemas Android e iOS. O último dado refere-se às eleições municipais deste ano.
Nele, o usuários tem acesso à versão digital do título de eleitor, desde que o documento esteja regular. Ademais, o eleitor pode consultar o seu local de votação; justificar a ausência no dia da eleição ou após o pleito; e emitir certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de participação em trabalhos eleitorais.
O aplicativo também pode ser utilizado como documento de identificação no dia da eleição, desde que contenha a fotografia do eleitor. Se a foto não estiver disponível no aplicativo, será necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.
O que fazer após instalar?
Depois da instalação do app, o eleitor deve preencher os campos solicitados com nome, data de nascimento, número do título eleitoral ou CPF, e nome dos pais, exatamente como no cadastro eleitoral.
Em seguida, será necessário criar uma senha entre 8 e 70 caracteres – entre letras e números. Com isso, a versão digital do título de eleitor estará disponível.